Uma aeronave de matrícula PT-VSB foi interceptada por dois caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) durante uma operação no estado do Pará, nesta quinta-feira (15/05). A ação, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) em parceria com a Polícia Federal (PF), ocorreu no contexto do policiamento do espaço aéreo brasileiro.
O avião, um Embraer EMB-810 Seneca III, foi identificado por radares e submetido às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme os protocolos operacionais. A FAB realizou reconhecimento à distância, interrogou os ocupantes e emitiu ordens de mudança de rota. Diante da recusa em obedecer, foi feito um tiro de aviso, que funcionou.
Após a intervenção, a aeronave fez um pouso forçado em uma área não preparada, nas proximidades de Altamira (PA). Pouco depois, os ocupantes incendiaram o avião e fugiram do local.
A FAB acionou um helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Harpia para transportar agentes da PF até o ponto de pouso forçado. No interior da aeronave foram apreendidos 200 quilos de skunk, droga conhecida por alta concentração de THC.
A Polícia Federal ficou responsável pela apreensão do entorpecente e dará continuidade às investigações para identificar os responsáveis e esclarecer as circunstâncias do voo irregular.