Durante visita a Brasília, o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), foi questionado pelo Informe Baiano sobre uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República em 2026.
O gestor avaliou que ainda é cedo para medir o impacto da movimentação política, principalmente nos estados, como a Bahia.
“Eu acho que está muito cedo para isso ainda. O Tarcísio tem todas as condições de ser candidato, a gente cada hora vê uma coisa”, declarou. Ele citou que, apesar das declarações de Jair Bolsonaro sobre a sucessão, o nome de Tarcísio tem ganhado força nos bastidores do Congresso Nacional.
Zé Cocá ponderou, no entanto, que o fator decisivo será a percepção popular. “A gente precisa saber qual é o sentimento de rua, o que é que as pessoas nas ruas vão pensar. Tem que esperar uns dias para avaliar isso, tem que pensar.”
O prefeito também destacou a complexidade da costura política envolvendo partidos como o PP, o União Brasil, o Republicanos e o PSD, que segundo ele ainda não definiram claramente qual caminho tomarão. “Há uma conversa muito forte que o PSD vai estar com Tarcísio e tantos outros partidos. Então, como isso será costurado nos estados? Está muito confuso ainda.”
Segundo Zé Cocá, a definição sobre candidaturas e alianças deve ganhar forma apenas no segundo semestre. “É quando vamos saber realmente quem serão os candidatos e quais serão as projeções e os sentidos de cada partido”, acrescentou. Sobre a possibilidade de disputar o pleito do ano que vem na chapa liderada por ACM Neto, ele não descartou. “É possível sim”, concluiu. Zé Cocá é cotado para ser candidato a vice-governador.