Pé-de-Meia 2025: pagamento da 2ª parcela começa na segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) inicia, na segunda-feira (26), o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência do Pé-de-Meia deste ano. Cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o incentivo do programa federal, no valor de R$ 200, de acordo com a Caixa Econômica Federal. O banco é o responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC.

Será o terceiro pagamento do ano do programa que, além da primeira parcela do incentivo-frequência mensal, depositada em abril, também contou com a parcela do incentivo-matrícula, também depositado em abril.

Para receber as outras nove parcelas mensais, os estudantes do ensino regular devem frequentar, no mínimo, 80% das aulas.

Os pagamentos ocorrerão de acordo com o mês de nascimento dos estudantes que estiverem matriculados em uma das três séries do ensino médio da rede pública de ensino, que cumprem os critérios do Pé-de-Meia.

Depósitos

A segunda parcela do incentivo-frequência do Pé-de-Meia será creditada em conta poupança Caixa Tem aberta automaticamente pelo banco público em nome dos estudantes.

Os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, se o estudante tiver 18 anos de idade ou mais. No caso de estudante menor de idade, será necessário que o responsável legal o autorize a movimentar a conta. O consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência bancária da Caixa.

Informações

O estudante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação, o status de pagamentos, se rejeitados ou aprovados, e as próprias informações escolares e regras da chamada poupança do ensino médio.

As informações relativas ao pagamento do benefício também podem ser consultadas nos aplicativo Caixa Tem ou Benefícios Sociais.

Notificações

O MEC anunciou que, a partir desta semana, enviará mensagens por WhatsApp e por caixa postal do aplicativo Gov.br aos mais de 655 mil estudantes participantes do Pé-de-Meia que ainda não acessaram suas contas bancárias, onde já foram depositadas as outras parcelas do programa.

O objetivo é orientar o beneficiário com o passo a passo para os menores de 18 anos conseguirem a autorização de movimentação da própria conta do Pé-de-Meia.

De acordo com o MEC, em seguida, o estudante receberá pelos mesmos canais Whatsapp e aplicativo Gov.br uma mensagem perguntando se ele deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Pé-de-Meia.

Deputado propõe projeto que obriga criminosos a ressarcirem custos de operações policiais

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que visa responsabilizar os autores de...

OPERAÇÃO NO SUL DA BAHIA: PF investiga suspeitos de pornografia infantil em Itamaraju e Prado

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (22/05), uma operação para combater crimes de abuso sexual infantil na internet. As ações aconteceram nas cidades de...
Pefeitura Municipal de Salvador

Deputado propõe projeto que obriga criminosos a ressarcirem custos de operações policiais

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que...
Fundação Jose Silveira

DURANTE BLIZ: PM apreende pistola, rádio e mais de 50kg de cocaína em Águas Claras

Uma blitz realizada por equipes do 22º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de uma grande quantidade de...

Prefeita Débora amplia frota do SAMU, reestrutura unidade e melhora atendimento de urgência

Em apenas cinco meses de gestão, a prefeita Débora Regis promoveu uma verdadeira transformação no Serviço de Atendimento Móvel...

FOI TENSO! Policiais recebidos a tiros em Simões Filho abandonam moto; assista

Policiais militares da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram alvos de disparos de arma de fogo na...

Wagner diz que “por enquanto não está abrindo mão” da reeleição ao Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) foi questionado sobre a possibilidade de abrir mão de disputar a reeleição em 2026...