Ilhéus, no sul da Bahia, entrou oficialmente na lista de cidades com casos suspeitos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP). A suspeita surgiu após a detecção do vírus em uma ave silvestre — um pombo — encontrada no município. A informação foi atualizada pelo Ministério da Agricultura às 19h desta quinta-feira (22/05).
Com o novo registro, o Brasil contabiliza 12 ocorrências em análise. Além de Ilhéus, há suspeitas nas cidades de Icapuí (CE), Castelo (ES), Capela de Santana (RS) e Eldorado do Carajás (PA). Nesta quinta, dois casos foram descartados em Chapecó e Garopaba, ambos em Santa Catarina.
Segundo o governo federal, o caso em Ilhéus envolve uma ave de vida livre, o que eleva o alerta na região por conta do potencial de disseminação da doença, mesmo sem criação comercial envolvida.
Casos confirmados e ações de contenção
Até o momento, dois focos da doença foram confirmados: em Montenegro (RS), numa propriedade comercial, e em Sapucaia do Sul (RS), com aves de um zoológico. A propriedade em Montenegro já passou por limpeza e desinfecção e entrou, nesta quinta, em período de 28 dias de “vazio sanitário”. Se não houver novos casos nesse intervalo, a região poderá ser considerada livre da gripe aviária.