Dois grupos de jovens atletas baianos embarcaram nesta semana para compromissos de treinamento com seleções brasileiras de suas modalidades. As viagens dos representantes do taekeondo, oriundos do sul do estado, e do polo aquático, que começaram no projeto Natação em Rede, contam com a concessão de passagens aéreas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
No taekwondo, a atleta Hellen Rocha Vieira, da categoria juvenil, e sua técnica Taiz Montalvão, viajaram de Eunápolis para o Rio de Janeiro, onde participarão de um camping de treinamento da Seleção Brasileira, que acontece de 24 a 30 de maio no Parque Olímpico. Para o presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), Márcio Mascarenhas, a participação de Hellen marca um momento histórico para o estado.
“É a primeira vez, desde o período entre 2012 e 2014, que a Bahia volta a ter uma atleta feminina na Seleção Brasileira. Isso representa uma vitória muito grande. Ela terá a chance de treinar com os técnicos da seleção, com a equipe da seleção e usar coletes eletrônicos oficiais, os mesmos utilizados em competições internacionais e nas Olimpíadas. Toda essa bagagem vai contribuir muito para o desenvolvimento dela”, afirma.
Márcio também ressaltou a importância do apoio da Sudesb para a retomada do protagonismo baiano na modalidade. “A Sudesb tem sido essencial, garantindo transporte aéreo e terrestre para nossas equipes. Hoje, conseguimos levar nossos atletas para competições em todo o país e estamos conquistando resultados expressivos”.
Polo aquático – Já na modalidade polo aquático, os atletas Benjamin Lopes Soares e Enzo Gabriel de Jesus Lima viajaram junto acompanhados de um responsável, Isaias Carlos Santos Lima, para participar de um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-15 de Polo Aquático em Bauru (SP), entre hoje, 23, e 26 de maio.
Os jovens talentos foram convidados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para integrar a rotina de treinamentos da seleção, o que representa um passo importante no desenvolvimento esportivo e pessoal dos atletas. Os dois atletas são da base do projeto Natação em Rede, da Sudesb em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).