Cultura, segurança e economia movimentam os dias de festa de São João no Pelourinho

Desde a última quinta-feira (19), o Pelourinho se tornou o centro da tradição junina na capital baiana, atraindo milhares de turistas e moradores para uma programação gratuita promovida pelo Governo do Estado através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Com uma estrutura que incluiu policiamento reforçado e decoração especial, o evento garantiu segurança e conforto para quem aproveitou os shows de dezenas de atrações, distribuídas entre largos e praças.

“Hoje é o meu segundo dia no Pelourinho. Vir para cá foi muito melhor do que eu esperava. Ontem, eu vim assistir o show de Alceu Valença e Falamansa, e quis voltar hoje” comentou o auxiliar administrativo, João Paulo Dantas, turista que queria conhecer o São João no Nordeste e escolheu Salvador como destino.

Além de resgatar as tradições culturais, a festa se mostrou um importante vetor de geração de renda para a região. Comerciantes locais relataram aumento significativo nas vendas durante os seis dias de evento. “O movimento este ano está tudo de bom, a festa de São João trouxe muita gente pro Pelourinho”, comemorou a baiana de acarajé, Sueli Tavares, que ocupa um ponto no Terreiro de Jesus. “Eu ocupo este ponto que era de minha mãe há 58 anos, agora estamos vendendo acarajé aqui na terceira geração, eu trabalhando com minha filha Suelen”, acrescentou.

A diversidade de atrações musicais foi outro ponto alto destacado pelos visitantes. Desde forró pé-de-serra até arrocha, a programação agradou a diferentes gerações. “Aqui é a melhor festa que tem na Bahia. Eu passei parte do feriado em Candeias, aí quis vir para cá também, e a festa tá linda, estrutura e decoração também”, elogiou a salgadeira Taianara Paiva.

A segurança, com policiamento ostensivo e câmeras de monitoramento, também foi o motivo de famílias terem escolhido o São João do Pelourinho: “Eu tenho uma filha de quatro anos e aqui é um lugar seguro e tranquilo para ela brincar e soltar fogos. Aqui é a minha primeira opção”, comentou o comerciante Josenilton Brandão.

Combinando preservação cultural, estímulo econômico e inclusão, o São João no Pelourinho se consolida como um dos principais eventos do calendário turístico baiano.

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) validaram a prova de...

ADEUS, SEU NELSON! Morre ex-chefe da segurança da ALBA

Faleceu nesta segunda-feira (18/08) o servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Xavier Gonzaga, aos 78 anos. Em nota de pesar, a...
Fundação Jose Silveira

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...

ADEUS, SEU NELSON! Morre ex-chefe da segurança da ALBA

Faleceu nesta segunda-feira (18/08) o servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Xavier Gonzaga, aos 78...

Fuvest abre inscrições para o vestibular

As inscrições para a prova da Fuvest, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), começaram nesta...

CORAÇÃO ARRANCADO: Jovem é morto com sinais de mutilação em Eunápolis; crime é atribuído a tribunal do crime

Um crime bárbaro chocou moradores de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, no domingo (17). No bairro Arnaldão, o jovem...