Presente nas celebrações desta quarta-feira (2) em Salvador, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) destacou a importância histórica do 2 de Julho e defendeu o projeto de lei enviado pelo presidente Lula ao Congresso, que propõe transformar a data em feriado cívico nacional.
A parlamentar relembrou o papel da Bahia na consolidação da independência do Brasil em 1823 e fez uma crítica ao cenário político atual. “Precisamos agora libertar o Brasil de um bocado de golpistas que andam por aí. O Brasil ainda tem muitos problemas, muitas desigualdades. Essa luta continua”, afirmou.
Em entrevista ao Informe Baiano, Aladilce reforçou que a independência do país só se concretizou com a resistência do povo baiano. “É muito justo, porque afinal de contas foram os baianos que garantiram a independência do Brasil”, declarou.
A vereadora também destacou a presença popular nas ruas mesmo em um ano sem eleições, e relembrou o papel dos baianos na defesa da democracia recente. “Três anos atrás, foram os baianos que livraram o Brasil de um novo golpe. A Bahia resiste. Estamos aqui para resgatar essa história e seguir a trajetória dos nossos heróis e heroínas”, disse.