Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgataram cerca de 150 aves silvestres, na manhã deste domingo (06/07), durante uma operação para combater o comércio ilegal de animais na Rua Leolinda Bacelar Lima, no centro de Feira de Santana. Sete pessoas foram presas na ocorrência.
Ao chegarem a uma feira livre da região, os agentes encontraram várias gaiolas abandonadas e flagraram sete homens vendendo os animais sem autorização. Questionados, eles confessaram não possuir licença para a atividade.
Entre as espécies apreendidas estavam 19 cardeais, seis pássaros pretos, um azulão, um sabiá da praia, um sabiá cinzento, uma pipira vermelha, um sabiá coleira, dois sofrês, um cancã, um caboclinho, um garibaldi, dois chorões, seis golinhos, 60 canários da terra, um tico-tico cinza, dois tico-ticos, um curió e 43 papa-capins.
As aves foram encaminhadas para avaliação e cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Já os suspeitos foram levados à delegacia para registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis.