Começam nesta segunda-feira (14/07) as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas. Os interessados têm até sexta-feira (18/07) para se inscreverem. Nesta edição do segundo semestre, são ofertadas mais de 112 mil vagas em todo o país.
O Fies permite que estudantes financiem as mensalidades durante a faculdade e comecem a pagar apenas após a formatura. Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota diferente de zero na redação. Além disso, a renda familiar mensal deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).
Metade das vagas será destinada ao Fies Social, voltado a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277) e inscritos no CadÚnico. Quem for selecionado nessa modalidade poderá contar com financiamento integral e cobertura de até 100% dos encargos educacionais.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 29 de julho. A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, levando em conta o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade será para candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal único de acesso ao ensino superior, na aba Fies, no site oficial do MEC (https://acessounico.mec.gov.br/fies). O candidato precisa ter uma conta no Gov.br, preencher o formulário com dados pessoais e escolher até três opções de curso, turno e instituição.