O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), presidente estadual da sigla e uma das principais lideranças nacionais do partido, avaliou de forma crítica o atual cenário de embate político e econômico envolvendo o Brasil e os Estados Unidos. Segundo ele, a decisão do governo norte-americano de impor tarifas sobre produtos brasileiros é “completamente equivocada” e traz sérios riscos à economia nacional.
“Essa postura do presidente dos Estados Unidos é preocupante, pois interfere em um espaço que não é dele. Cada país tem sua soberania e deve lidar internamente com suas questões políticas e econômicas”, afirmou Marinho, ao comentar a taxação imposta pelo governo de Donald Trump.
Para o parlamentar, o impacto direto já pode ser observado na balança comercial brasileira. “Hoje já há dificuldades na exportação de diversos produtos, o que afeta a parte produtiva do país. Isso vai gerar desemprego”, alertou.
Marinho também criticou a politização do tema, tanto por parte do governo brasileiro quanto da oposição. Ele mencionou a tentativa de interferência do Executivo em outros poderes, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o que, segundo ele, também é uma atitude equivocada. “Cada um deve resolver seus problemas internamente. A pressão de um presidente estrangeiro sobre o STF, por exemplo, fere a independência dos poderes”, pontuou.
Por fim, o deputado cobrou uma postura mais ativa do governo federal. “É hora de deixar a política de lado e buscar soluções concretas. O governo precisa se posicionar e abrir diálogo para reduzir essas tarifas, evitando prejuízos ainda maiores à economia e à geração de empregos no Brasil.”