O corpo do estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Delcio João Lopes Fernandes, será trasladado para Guiné-Bissau na próxima terça-feira (29), após quase 40 dias de espera. Natural do país africano, Delcio morreu em Salvador no dia 19 de junho, em decorrência de uma hepatite. Ele estava internado no Hospital Roberto Santos há mais de um mês.
Antes do traslado, uma cerimônia de despedida será realizada às 18h desta segunda-feira (28), na Faculdade de Direito da Ufba. O momento deve reunir colegas, amigos, professores e membros da comunidade guineense em Salvador. Delcio cursava mestrado em Direito e sonhava ser ministro da Justiça em seu país.
A família chegou a realizar uma vaquinha para arrecadar R$ 50 mil para o transporte do corpo. Em nota, a Ufba afirmou que a solução para o traslado foi fruto do esforço conjunto de colegas, conterrâneos e instituições, mas não detalhou quem arcou com os custos.
Durante sua estadia em Salvador, Delcio contou com o apoio da Pastoral do Migrante, da Arquidiocese. “Ele queria muito terminar os estudos e voltar para ajudar o país”, disse a coordenadora da pastoral, Márcia Mata.