A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 22 ampolas de medicamentos controlados durante uma fiscalização no km 677 da BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da corporação, por volta das 17h10 desta quinta-feira (31/07).
Durante a abordagem a um ônibus que fazia a linha Campo Grande (MS) x Recife (PE), os policiais vistoriaram o compartimento de bagagens e localizaram uma encomenda com destino a Jequié. Dentro do pacote, foram encontradas ampolas dos medicamentos tirzepatida e semaglutida, substâncias utilizadas no tratamento de diabetes tipo 2, mas amplamente buscadas para emagrecimento.
As embalagens apresentavam rótulos em espanhol, com indícios de irregularidade na qualidade e quantidade. Além disso, a encomenda estava desacompanhada de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), sendo identificada apenas por um Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE), sem descrição do conteúdo.
Diante das irregularidades, a ocorrência foi enquadrada no artigo 273 do Código Penal, que trata da falsificação, corrupção e venda de medicamentos sem registro. A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal em Vitória da Conquista para as devidas providências legais.