Seminário em Salvador reforça papel do SUAS na proteção e enfrentamento ao racismo na primeira infância

Gestores municipais, técnicos, especialistas e representantes de organizações sociais participam do evento

Com perspectivas de reduzir episódios de racismo na infância, o seminário “Infâncias sem Racismo”, que acontece nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5), no Gran Hotel, em Salvador, debate políticas públicas voltadas à infância. O evento integra o Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reúne gestores municipais, técnicos, especialistas e representantes de organizações sociais de diferentes territórios da Bahia.

Ao tratar da iniciativa, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, reforçou que a articulação entre o Programa Primeira Infância e o SUAS potencializa o alcance das ações de proteção social na Bahia. “Nós contemplamos, também, uma infância sem racismo para crianças PCDs, para as indígenas, para as quilombolas. Essa é uma articulação para que a gente possa seguir promovendo o enfrentamento ao racismo e à igualdade racial no nosso estado. E adotando, sempre, o princípio da equidade como ferramenta para as nossas políticas públicas”, disse a secretária.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
A secretaria da Sepromi, Ângela Guimarães, acrescentou que a primeira infância é uma fase da vida que demanda mais proteção do Estado e da família. “Nós sabemos o quanto o racismo é avassalador na experiência de vida de pessoas negras em geral. Se tratando dessa fase, até os seis anos, é ainda mais delicado, precisa de todo tipo de proteção, para que, de fato, exista o exercício de uma cidadania integral. A gente une esforços aqui hoje, de toda rede de proteção básica da infância, para alcançar o propósito de uma infância sem racismo”.

Organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), UNICEF e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), o encontro pretende ampliar estratégias de mobilização e aprimorar a atuação do SUAS no combate ao racismo.

Especialista em desenvolvimento infantil da Unicef, Maria Luísa Passos apresenta no evento cadernos que vão auxiliar assistentes sociais de toda a Bahia em práticas antirracistas nas redes de atenção. “Esse caderno foi impresso e cada pessoa que está nesse evento terá régua e compasso, enquanto assistentes sociais, técnicos das redes de proteção, para potencializar esses assuntos dentro dos seus territórios. Isso vai se refletir em um serviço mais humanizado, mais igualitário e mais respeitoso, dialogando com as identidades territoriais”, completou.

O evento conta com uma programação que prevê mesas sobre proteção social e a atuação da rede de proteção à infância, políticas antirracistas e impactos do racismo na vida das crianças. Além de espaços lúdicos com contação de histórias e encontro com autores da literatura negra infantil.

Para Alexandra Marçal, coordenadora do CRAS de Tanhaçu, região da Chapada Diamantina, na Bahia, o seminário também é um espaço de formação, que vai reverberar em práticas mais sensíveis à questão racial nas redes de proteção. “É um grande privilégio estar aqui hoje, ter essa comunidade, levar para a minha cidade grandes aprendizados. Uma cidade que tem duas comunidades quilombolas, né?! Então, chegando lá, farei uma reunião com a minha equipe e passar para eles tudo o que eu aprendi aqui”, dividiu a gestora.

Programa Primeira Infância

Com 800 mil visitas domiciliares realizadas no primeiro quadrimestre de 2025, o programa Primeira Infância está presente em 369 municípios baianos. O Estado tem investido em medidas que vão desde cofinanciamento de serviços à ampliação da rede de proteção. Em parceria com o SUAS, o programa atende crianças de até 6 anos e gestantes, com ações de fortalecimento de vínculos familiares.

Espingarda é apreendida pela PM após fuga de suspeito em Xique-Xique

Na tarde de domingo (3), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo nas proximidades do Povoado do Britador, em Xique-Xique. Durante deslocamento...

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Pau da Lima

Um ciclista morreu na manhã desta segunda-feira (04/08), após se envolver em um acidente com um ônibus no bairro de Pau da Lima, em...
Fundação Jose Silveira

Espingarda é apreendida pela PM após fuga de suspeito em Xique-Xique

Na tarde de domingo (3), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo nas proximidades do Povoado...

Espingarda é apreendida pela PM após fuga de suspeito em Xique-Xique

Na tarde de domingo (3), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo nas proximidades do Povoado...

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Pau da Lima

Um ciclista morreu na manhã desta segunda-feira (04/08), após se envolver em um acidente com um ônibus no bairro...

Gastos com passagens e diárias no governo Lula chegam a R$ 4,6 bilhões em três anos

Os gastos da União com diárias e passagens somaram R$ 1,7 bilhão no 1º semestre de 2025, durante o...

Salvador e mais 13 municípios vão ficar sem abastecimento de água amanhã

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai suspender temporariamente o abastecimento de água em Salvador e em...