O vereador Randerson Leal (Podemos) anunciou, nesta segunda-feira (4), durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Salvador, que três novas vias da capital baiana deverão receber a Faixa Azul para motociclistas. O parlamentar revelou que já solicitou formalmente o apoio do governo federal para a ampliação do projeto, que apresentou resultados positivos na Avenida Bonocô, onde está em funcionamento há cinco meses.
De acordo com Randerson, as próximas avenidas a receberem a Faixa Azul serão:
.Avenida Juracy Magalhães (Rio Vermelho);
.Avenida Luís Eduardo Magalhães (Av. Paralela);
.Avenida Anita Garibaldi.
O pedido de expansão foi apresentado há cerca de 15 dias em Brasília, durante reunião com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Lima. O vereador defende que a ampliação seja feita com urgência, para garantir mais segurança e mobilidade aos motociclistas de Salvador.
“Esperamos que, o mais breve possível, tenhamos o retorno do governo federal, porque as pessoas precisam urgentemente. Estamos falando de quem trabalha com moto, quem vai para a faculdade, quem usa a moto no dia a dia — e essas vidas precisam ser protegidas”, afirmou o vereador em entrevista ao Informe Baiano.
O parlamentar destacou ainda que, desde a implantação na Bonocô, o número de acidentes envolvendo motociclistas caiu 37%, evidenciando o impacto positivo da iniciativa. “Esse é o maior intuito do projeto. Não só dar agilidade e fluidez ao trânsito, mas principalmente preservar vidas”, pontuou.
Randerson lembrou que a Faixa Azul é fruto de um projeto de sua autoria, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado como a Lei Municipal nº 9.841/2025.