A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciou um reajuste nas tarifas do sistema ferry-boat durante os períodos de Carnaval e São João. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado (2), começa a valer a partir de 2026.
Durante essas datas, os preços praticados serão os mesmos de finais de semana e feriados. Para pedestres, por exemplo, a tarifa subirá de R$ 6,90 para R$ 9,20.
Apesar da intensa movimentação de passageiros nas datas, a Terça-feira de Carnaval e o dia 24 de junho (São João) não são considerados feriados nacionais. Até então, portanto, eram cobradas tarifas de dias úteis.
A Agerba justifica a mudança afirmando que, mesmo sem status de feriado oficial, as datas têm peso simbólico e regional, gerando grande impacto na operação dos terminais de São Joaquim (Salvador) e Bom Despacho (Itaparica). A atualização das tarifas valerá tanto para o transporte de pedestres quanto para veículos, e também inclui o sistema de lanchinhas que faz o trajeto entre Salvador e Vera Cruz.
Segundo o órgão, a medida visa alinhar o planejamento operacional do sistema à demanda elevada típica dessas datas, garantindo melhor organização e fluxo nos terminais.