A nomeação de Vicente de Paulo Dantas como novo secretário de Educação de São Francisco do Conde tem gerado repercussão política e questionamentos sobre critérios de gestão e moralidade administrativa no município. A movimentação foi identificada por meio do Portal da Transparência, onde já consta o nome de Vicente como responsável pela pasta da Educação, uma das mais importantes da administração municipal.
Fontes do Informe Baiano revelaram que a polêmica se intensificou pelo fato de Vicente ser pai da atual secretária, Vanessa Dantas, que estaria afastada do cargo — embora sua exoneração formal ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial do Município até esta segunda-feira (04/08). Vanessa é esposa do deputado Rosemberg Pinto (PT), que é o líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA).
Além do aspecto familiar, o que mais chamou a atenção foi a informação de que o novo titular da Secretaria da Educação não possui ensino médio completo, tampouco formação técnica ou experiência na área educacional. Ainda assim, ele assumirá a gestão de um orçamento milionário e um salário estimado em cerca de R$ 15 mil mensais.
Vanessa teria deixado a função por motivos ainda não confirmados, mas o silêncio da gestão municipal alimenta suspeitas sobre os reais motivos da substituição e sobre a legalidade e legitimidade da nomeação de Vicente Dantas.
A prefeitura de São Francisco do Conde não se pronunciou oficialmente sobre o caso.