Metade das demissões em 2024 foi causada por questões comportamentais

Um levantamento feito para 6º Observatório de Carreiras e Mercado realizado pelo PUCPR Carreiras, setor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), revelou que 50% das demissões em 2024 foram causadas por questões comportamentais. Em seguida aparecem a automação das atividades (25%), a redução de custos e os cortes de despesas (25%). A pesquisa contou com a participação de 3.631 estudantes, 3.655 alumni (ex-alunos) e 583 empresas da área de recrutamento humano.

“O mercado valoriza profissionais que unem competência técnica e habilidades para uma boa convivência. Um único indivíduo com atitudes negativas pode comprometer toda a equipe, surgem conflitos, a produtividade cai e talentos são perdidos. Por isso, é preciso olhar para o autoconhecimento”, explica a coordenadora do PUCPR Carreiras, Luciana Mariano.

Segundo ela, o sucesso está cada vez mais baseado na combinação entre saber fazer as tarefas e saber conviver com as pessoas.

“Mais do que dominar ferramentas ou processos, é preciso desenvolver inteligência emocional, empatia, respeito e responsabilidade nas relações, além de se auto avaliar sempre, se questionando sobre sua postura nas relações do dia a dia e a sua forma de lidar com as emoções e com os outros no ambiente de trabalho”, avalia.

O estudo mostrou que no ano passado as habilidades mais valorizadas foram a comunicação oral (11,46%), o planejamento (10,73%), a solução de problemas (10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e a comunicação escrita (7,42%).

De acordo com o estudo, em comparação com 2021, período em que as empresas lidavam diretamente com os efeitos da pandemia, observa-se uma mudança nas prioridades, com as habilidades ligadas à solução de problemas (12,58%) ocupando o topo da lista.

A pesquisa aponta que 76% dos respondentes estão investindo na aquisição de novos conhecimentos, o que demonstra uma postura proativa, para evitar a estagnação e fortalecer a empregabilidade. Além disso, 16,32% das empresas entrevistadas priorizam aqueles que demonstram interesse em se atualizar.

Luciana ressaltou que os movimentos do mercado acontecem com rapidez e o que importa é como cada um se posiciona diante dessas transformações.

“Atualizar conhecimentos e desenvolver novas competências é uma necessidade. Aqueles que mantêm o aprendizado constante conseguem se adaptar às mudanças, identificar oportunidades e compartilhar conhecimento. Essa prática ajuda não só na carreira individual, mas também no desempenho das organizações, que precisam de pessoas preparadas para aprender, mudar e colaborar”, disse.

PERTO DO ANTIGO CENTRO DE CONVENÇÕES: Rajada de tiros, moradores assustados e veículos em marcha à ré

Uma intensa troca de tiros provocou pânico no bairro do Costa Azul, no limite com a Boca do Rio, em Salvador, na noite deste...

Ciranda Preta fortalece protagonismo feminino negro em Salvador

Com o objetivo de criar uma rede de apoio e conexões estratégicas entre mulheres negras na capital baiana, o projeto Ciranda Preta – Protagonismo...
Fundação Jose Silveira

PERTO DO ANTIGO CENTRO DE CONVENÇÕES: Rajada de tiros, moradores assustados e veículos em marcha à ré

Uma intensa troca de tiros provocou pânico no bairro do Costa Azul, no limite com a Boca do Rio,...

PERTO DO ANTIGO CENTRO DE CONVENÇÕES: Rajada de tiros, moradores assustados e veículos em marcha à ré

Uma intensa troca de tiros provocou pânico no bairro do Costa Azul, no limite com a Boca do Rio,...

Ciranda Preta fortalece protagonismo feminino negro em Salvador

Com o objetivo de criar uma rede de apoio e conexões estratégicas entre mulheres negras na capital baiana, o...

“DEU UM NINJA”: Interno aproveita banho de sol e foge de presídio em Mata Escura

Um interno fugiu do Presídio de Salvador na manhã deste domingo (10/08), enquanto estava em uma área externa aproveitando...

POLÍCIA INVESTIGA: Dentista é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Um dentista foi encontrado morto no sábado (9) dentro da clínica onde trabalhava, em Santo Estêvão, a cerca de...