O apresentador Fausto Silva, internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio, enfrenta um quadro grave de sepse. Segundo boletim médico divulgado na quinta-feira (7), Faustão precisou passar nesta semana por dois transplantes — de fígado e um retransplante de rim — devido à complicação causada pela infecção. É o quarto órgão que o comunicador recebe em dois anos.
O infectologista Victor Castro Lima, coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Mater Dei Salvador, destacou que a sepse é “uma condição clínica grave, com risco elevado de morte”. A doença é causada por uma resposta desregulada do sistema imunológico a uma infecção, que pode ter origem nos pulmões, trato urinário, pele ou outros órgãos.
“Essa resposta desregulada compromete órgãos e sistemas, podendo causar falência renal, hepática, respiratória e cardiovascular”, explicou o médico.
Apesar da gravidade, o especialista reforça que o diagnóstico precoce e o tratamento rápido com antibióticos intravenosos aumentam as chances de recuperação. Ele alerta que pessoas imunodeprimidas e não vacinadas têm maior risco de desenvolver a condição.
O boletim médico informou que os procedimentos cirúrgicos de Faustão foram possíveis graças à compatibilidade de órgãos doados por um único doador e que o apresentador segue sob cuidados intensivos.
O boletim médico mais recente de Fausto Silva pode ser lido na íntegra abaixo:
“São Paulo, 7 de agosto de 2025 – Fausto Silva está internado no Einstein Hospital Israelita desde o dia 21 de maio de 2025 devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. Durante o período, passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, para estabilização do quadro de saúde.
O paciente foi submetido a um transplante de fígado nesta quarta-feira, 6 de agosto, combinado a um retransplante renal, planejado há um ano, e realizado hoje, 7 de agosto. Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por doador único.
Dr. Alvaro Pacheco e Silva Filho, nefrologista do Einstein Hospital Israelita; Dr. Marcelo Bruno de Rezende, cirurgião da equipe de transplante hepático do Einstein Hospital Israelita; Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Einstein Hospital Israelita; Dr. Eliezer Silva, diretor executivo de sistemas de saúde do Einstein Hospital Israelita”