O empate em 3 a 3 com o Fluminense manteve o Bahia no G-4 do Campeonato Brasileiro e ampliou para sete jogos a sequência invicta da equipe, a maior do momento na competição.
Com dois jogos a menos, o Tricolor baiano tem 30 pontos conquistados em 17 partidas, e ainda pode alcançar 36 pontos no primeiro turno, superando suas melhores campanhas anteriores — 31 pontos em 2019 e 2024.
O último revés do Bahia na Série A foi em 25 de maio, contra o Grêmio, pela 10ª rodada. Desde então, o time somou quatro vitórias e três empates:
Bahia 2 x 1 São Paulo (11ª rodada)
Bragantino 0 x 3 Bahia (12ª rodada)
Bahia 2 x 1 Atlético-MG (13ª rodada)
Fortaleza 1 x 1 Bahia (15ª rodada)
Bahia 3 x 0 Juventude (17ª rodada)
Sport 0 x 0 Bahia (18ª rodada)
Bahia 3 x 3 Fluminense (19ª rodada)
São Paulo e Palmeiras aparecem logo atrás na lista de invencibilidade, com seis jogos sem derrota cada.
Evolução sob o comando de Rogério Ceni
Em entrevista após a partida, o técnico Rogério Ceni destacou a evolução do time em relação à temporada passada, ressaltando o crescimento na criação de jogadas e chances de gol, apesar da ausência do meia Erick Pulga, lesionado.
“Acho que jogamos melhor neste primeiro turno do que no ano passado. Criamos mais oportunidades, somos mais agudos com jogadas de um contra um. A ausência do Pulga pesa, mas vejo o time melhor neste aspecto, ainda que não tenhamos conseguido marcar mais gols”, comentou o treinador.
Artilharia e destaques
Surpreendentemente, o lateral-esquerdo Luciano Juba é o artilheiro do Bahia na Série A, com quatro gols, seguido pelo meia Michel Araujo, com três. Juba também lidera o time em assistências, com três passes decisivos, ao lado de Erick Pulga e Cauly.
Quebra de tabus e desafios pela frente
O Bahia conseguiu sua primeira vitória contra o Palmeiras no Allianz Parque (1 a 0) e uma vitória inédita contra o Bragantino fora de casa (3 a 0).
No entanto, alguns desafios seguem para o segundo turno: Rogério Ceni ainda não conseguiu empatar ou vencer o Flamengo como treinador, com a 17ª tentativa marcada para a 27ª rodada, na Fonte Nova. O time também nunca terminou o Brasileirão entre os sete primeiros colocados, nem venceu o Internacional no Beira-Rio, desafio a ser enfrentado na 33ª rodada.
Perspectivas para a reta final
Com um aproveitamento de 58%, o Bahia pode alcançar até 66 pontos no campeonato, superando sua melhor campanha nos pontos corridos, que foi de 53 pontos na última temporada — campanha que garantiu vaga na Libertadores.
O Tricolor inicia a busca por novos recordes no sábado, contra o Corinthians, em São Paulo, pela 20ª rodada da Série A. A partida está marcada para as 21h (de Brasília).