Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Temer veta artigos de reforma política sobre censura e automação

O presidente Michel Temer sancionou nesta sexta-feira (6/10) a reforma política aprovada pelo Congresso e vetou dois pontos da lei. Foram retirados do texto o artigo que poderia levar à censura prévia nas redes sociais — que foi alvo de intensas críticas — e o que revogava a regra atual que permite o financiamento de até 100% das campanhas com recursos próprios, o que beneficia candidatos ricos.
Com a sanção, as mudanças nas regras eleitorais estarão em vigor na disputa do ano que vem. As principais delas são a criação de um fundo eleitoral com recursos públicos — de R$ 1,7 bilhão — para financiar as campanhas e a cláusula de desempenho, que limita o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio.
Os vetos de Temer levaram em conta a repercussão negativa das medidas aprovadas pelo Congresso. Uma das emendas incluídas durante a votação do projeto na Câmara, na madrugada de quinta-feira (5/10), autorizava a remoção de conteúdos da internet após uma denúncia de “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido, coligação, candidato ou de habilitado (à candidatura)”. O texto não previa a necessidade de autorização judicial para a retirada de conteúdo, o que daria brecha para censura prévia.
A medida causou reação de diversas entidades. Em nota, Temer afirmou que o pedido para o veto ao artigo partiu do próprio autor da emenda, deputado Áureo (SD-RJ). Ele ligou para o presidente hoje pela manhã.
Também em nota, Áureo disse que a sua “intenção foi de impedir que os ataques de perfis falsos de criminosos pudessem prejudicar o resultado das eleições”. Ele também afirmou que não defende nenhum tipo de censura e voltou atrás depois de ser “procurado por diversos cidadãos e instituições preocupados com o possível mau uso da proposta para suspender publicações legítimas”.
Já no caso do autofinanciamento de campanhas, o veto de Temer corrigiu uma espécie de “barbeiragem” dos senadores ao aprovar o projeto. Embora a intenção dos parlamentares tenha sido liberar o candidato a patrocinar com recursos próprios o gasto total da campanha, eles acabaram impondo um teto a este tipo de doação.
Pelo texto enviado à sanção presidencial, candidatos estariam submetidos à regra geral para doação de pessoa física, ou seja, limitado a dez salários mínimos. Em 2018, este teto seria de R$ 9.690.
Temer, no entanto, vetou o artigo que limitava a doação de pessoas físicas aos dez salários mínimos, mantendo a redação da lei atual. Pela regra que valerá em 2018, candidatos poderão financiar 100% de suas campanhas e pessoas físicas terão o limite de doação de até 10% da sua renda bruta do ano anterior.]]>

TIRO DE ESPINGARDA: Homem mata a companheira e tira a própria vida em Aramari

Um caso de feminicídio deixou a população de Aramari revoltada. Na madrugada deste sábado (27/04), uma mulher de 33 anos foi morta com um...

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro....
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TIRO DE ESPINGARDA: Homem mata a companheira e tira a própria vida em Aramari

Um caso de feminicídio deixou a população de Aramari revoltada. Na madrugada deste sábado (27/04), uma mulher de 33...
Fundação Jose Silveira

TIRO DE ESPINGARDA: Homem mata a companheira e tira a própria vida em Aramari

Um caso de feminicídio deixou a população de Aramari revoltada. Na madrugada deste sábado (27/04), uma mulher de 33...

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Os Correios realizaram nesta sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro...

EXECUÇÃO EM VIA PÚBLICA: Homem morto a tiros em Valéria

Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na Rua da Pedreira, no bairro da Valéria, em...

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de...