A Guarda Civil Municipal de Salvador, através do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), foi acionada pelo IBAMA para participar de uma operação que visava verificar um criatório de aves silvestres no município de Amélia Rodrigues, nesta quinta-feira (15).
Ao chegarem ao local, os agentes do IBAMA constataram não apenas um, mas três criadores clandestinos de aves silvestres na mesma área. Foi solicitada autorização aos moradores para a criação de animais silvestres, mas nenhum dos três apresentou documentação que autorizasse a posse e criação das aves. Todos os envolvidos admitiram estar cientes da proibição, mas alegaram que gostavam dos animais.
No total, foram apreendidos 66 animais silvestres de diversas espécies, resultando em mais de R$50.000,00 em multas, além de que todos os envolvidos deverão responder judicialmente por suas ações. O coordenador do GEPA, Robson Pires, enfatiza a importância de cessar a criação de animais silvestres em cativeiro, pois a retirada desses seres de seu habitat natural causa um desequilíbrio ecológico que pode levar espécies à extinção em um curto período.
Ele também alerta que aqueles que persistem em praticar essa conduta criminosa serão responsabilizados pela lei de crimes ambientais, sendo os animais e os apetrechos apreendidos e enviados ao Cetas para recuperação e soltura. Os responsáveis enfrentarão multas e, dependendo da gravidade, poderão ser conduzidos à autoridade policial para responder criminalmente.