Depois de antecipar a disputa de 2026 com provocações contra o líder da Oposição na Bahia, ACM Neto (União Brasil), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) resolveu adotar um tom mais cauteloso. Em evento nesta segunda-feira (18/08), o petista pediu que sua base não entre no debate eleitoral agora.
“Prefeitos, deputados, vereadores, não entrem nessa de querer fazer disputa de 26 agora. Nós temos a responsabilidade de fazer, de apresentar dois resultados. O primeiro é montar uma chapa forte, competitiva. Vou repetir isso o resto da vida. E a outra, a gente poder continuar com um grupo unido”, declarou Jerônimo.
Segundo ele, a “unidade” é o segredo do sucesso político da aliança governista. “A política exige da gente a unidade. Por isso que nós temos sucesso até agora, tanto no nível de Estado, a nível de Brasil e nos municípios. A gente faz a unidade acontecer e construímos um ambiente competitivo e seguro. É bom pra todo mundo”, acrescentou.
A mudança de discurso ocorre em meio a pesquisas que acenderam o sinal de alerta no Palácio de Ondina. Em Salvador, a rejeição ao governador já ultrapassa 80%, conforme estudos internos. No interior, levantamentos recentes apontam que ACM Neto lidera em todas as cidades com mais de 30 mil eleitores.
Outra notícia negativa para Jerônimo vem do PSD, partido que integra sua base. O senador Angelo Coronel já sinalizou que pode romper com o PT.