A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/8), a Operação Truth contra uma quadrilha especializada na comercialização de dados sigilosos de beneficiários da Previdência Social.
De acordo com a PF, os criminosos usavam sites na internet para vender informações de aposentados e pensionistas, incluindo CPFs, números de benefícios e dados de processos negados pelo INSS. O material era repassado principalmente para advogados interessados em recorrer das negativas e para empresas de crédito consignado, que ofereciam empréstimos aos segurados.
Durante as investigações, iniciadas há dez meses, a polícia descobriu ainda que os suspeitos produziam vídeos ensinando formas de falsificar documentos para fraudar a Previdência.
Nesta manhã, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. A PF apreendeu computadores, documentos e outros dispositivos que devem ajudar a identificar os demais envolvidos.
Os acusados vão responder pelo crime de divulgação de dados sigilosos da Administração Pública, que pode render até quatro anos de detenção.