O prêmio Congresso em Foco foi entregue ao senador Otto Alencar pelas mãos da assessora parlamentar, Claudia Dias. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal foi escolhido na categoria especial Direitos Humanos e Cidadania.
Esta é a 18ª edição do Prêmio que busca destacar a atuação de relevância e impacto de parlamentares das duas maiores casas legislativas do país. O senador Otto Alencar foi premiado nas dez últimas edições do prêmio considerado o Oscar da Política Brasileira. Em 2025, um júri técnico formado por representantes de diferentes setores da sociedade como publicitários, jornalistas, cientistas políticos, sindicalistas e empresários teve o compromisso de escolher os 10 melhores da Câmara, os dez melhores do Senado e os três mais votados em cada uma das 10 categorias especiais, entre elas, a categoria Parlamentar Revelação.
Jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e o público também puderam votar no Prêmio Congresso em Foco 2025, através de votação online encerrada no dia 30 de julho. De acordo com a diretoria do evento, a intenção do prêmio é a de incentivar a atuação dos eleitos, aproximar os congressistas da sociedade e estimular a boa política.
Entre os presentes no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, estavam senadores, deputados, ministros da Presidência da República, assessores, presidentes de sindicatos, diretores de agencias especializadas em consultoria e política, além de diversos jornalistas que cobrem as duas maiores casas legislativas do país.
Para o senador Otto Alencar, o Prêmio Congresso em Foco “Estimula a construção de projetos mais práticos e voltados para benefício do cidadão, além de estabelecer uma relação direta entre o parlamentar e o eleitor que pode ver, através dessa premiação, um reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos eu candidato”, destacou.
Pela oitava vez consecutiva, Otto Alencar teve o trabalho reconhecido pela mídia e foi indicado na lista dos melhores do Congresso Nacional. O presidente da CCJ também foi um dos premiados na categoria “Melhores do Senado – Votos pela Internet”.
Entre os requisitos ao prêmio, o parlamentar indicado não pode ter condenação na Justiça; Não pode estar respondendo a processos, nem qualquer ligação com atos de tortura ou violência e deve estar com o mandato em dia. Médico, com mais de 35 anos de vida pública, o trabalho de Otto Alencar, que está no segundo mandato no Senado Federal teve grande destaque nos últimos três anos durante a CPI da Covid, em 2021; Em 2022, o parlamentar, entre outras atividades, foi presidente da CAE – Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Em 2023, foi relator de diversos projetos, entre eles, o do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, que teve aprovado o retorno do voto de qualidade para a União e sancionado, no mesmo ano, pelo presidente Lula. No ano passado, destaque para o PL do Hidrogênio Verde do qual foi relator tendo a matéria sido sancionada pela Presidência da República.
Também em 2024, no último trimestre, foi o líder do Governo na Casa Alta e importante articulador de Lula entre seus pares, em substituição ao senador Jaques Wagner que se recuperava de uma cirurgia.
Atualmente, Otto Alencar preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, principal comissão da Casa e palco de grandes e importantes pautas decisivas para o país, como a do Novo Código Eleitoral e a que pode dar autonomia ao Banco Central.