Em Salvador, IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial debate justiça e reparação histórica

A IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (21), no Hotel Fiesta, em Salvador, reunindo cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia. A abertura do evento contou com as presenças das secretárias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, além de outros representantes do governo estadual envolvidos na pauta. Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento segue até sexta-feira (22), com uma programação de debates, atividades culturais e construção coletiva de propostas voltadas à equidade racial e à reparação histórica.

Promovida pela Sepromi, a conferência é resultado de um amplo processo participativo, que incluiu conferências municipais e territoriais nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, além de etapas temáticas, estudantis e livres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) e do Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba).

Durante a cerimônia de abertura, a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou o papel estratégico da conferência para a formulação de políticas públicas: “Foram quase 200 conferências preparatórias entre municipais, territoriais, temáticas livres, todos os segmentos, povos originários, quilombolas, juventude negra. Uma representatividade grande dos povos e comunidades tradicionais do Estado para fazer uma discussão profunda sobre todo o caminho que o estado da Bahia vem percorrendo nesses 18 anos de implementação de uma política estadual de promoção da igualdade racial e também atualizando esses desafios”, afirmou.

Representando o Governo Federal, o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Cledisson Geraldo dos Santos, enfatizou a importância da articulação entre as diferentes esferas do poder público e os movimentos sociais. “Nos últimos meses, o Brasil todo se mobilizou para participar das etapas da Conferência de Promoção da Igualdade Racial e a ideia é que todos possamos nos encontrar em Brasília para debater essas políticas. A Bahia mostra, mais uma vez, como essa mobilização pode resultar em avanços concretos”, destacou.

Diversidade

Na mesa principal, nomes como o antropólogo e professor titular aposentado da USP, Kabengele Munanga, referência nas pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, que ressaltou: “a conferência é um momento de conscientização, de dar conta para a comunidade, para mostrar o que foi feito até agora, quais são os desafios que nós devemos enfrentar nessa luta de gerações contra uma realidade, e porque o racismo”.

A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas do Estado, Patrícia Pataxó, pontuou a importância do evento para todos os povos indígenas. “Somos mais de 34 povos indígenas no estado, a diversidade cultural é muito grande, cada um com seus modos de vida, seus modos de saber e seus modos de fazer. Essa é a quarta conferência, mas no entanto é a primeira conferência que os povos indígenas estarão sendo ouvidos, apresentando suas propostas e aqui de forma democrática, esse é o espaço, o espaço para debatermos e a partir daqui a gente sair com propostas que irão nortear as políticas públicas para o estado da Bahia”.

Entre os presentes, gestores públicos e lideranças sociais também destacaram o significado da conferência. Para Zezito Ferreira, diretor do instituto quilombola do território sudoeste, o momento é de união e resistência. “O governo que tem o olhar para as políticas públicas do povo negro, do povo que se encontra lá distante. Então, para o território sudoeste, para as nossas comunidades de quilombolas, é um avanço, porque aqui hoje nós estamos discutindo sobre a democracia, sobre a reparação e sobre a justiça das nossas lutas e dos nossos espaços de conquista”, declarou.

Programação

Na sexta-feira (22), a conferência segue com a sistematização das propostas construídas nos grupos de trabalho e, em seguida, a plenária final, que aprovará as diretrizes da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada de 15 a 19 de setembro, em Brasília. A IV Conepir se consolida como um espaço fundamental de escuta, formulação de políticas públicas e fortalecimento da democracia, reafirmando o protagonismo da Bahia na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e racialmente equitativo.

OPERAÇÃO VOO LIVRE: Polícia apreende 110 pássaros silvestres em Nova Fátima

A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quinta-feira (21/08), a Operação Voo Livre em Nova Fátima, cumprindo sete mandados de busca e...

QUEIMA DE DROGAS: Polícia incinera 225 quilos de entorpecentes em Vitória da Conquista

Cerca de 225 quilos de drogas foram destruídos pela Polícia Civil nesta quarta-feira (20), em Vitória da Conquista. Entre o material incinerado estavam maconha,...
Fundação Jose Silveira

OPERAÇÃO VOO LIVRE: Polícia apreende 110 pássaros silvestres em Nova Fátima

A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quinta-feira (21/08), a Operação Voo Livre em Nova Fátima, cumprindo...

OPERAÇÃO VOO LIVRE: Polícia apreende 110 pássaros silvestres em Nova Fátima

A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quinta-feira (21/08), a Operação Voo Livre em Nova Fátima, cumprindo...

QUEIMA DE DROGAS: Polícia incinera 225 quilos de entorpecentes em Vitória da Conquista

Cerca de 225 quilos de drogas foram destruídos pela Polícia Civil nesta quarta-feira (20), em Vitória da Conquista. Entre...

Prefeitura instala protetores para preservar mudas plantadas na orla de Salvador

Vinte protetores de mudas foram instalados, nesta quinta-feira (21), entre a orla do Jardim de Alah e o Centro...

TIROTEIO E CORRERIA: Suspeitos de triplo homicídio em festa são mortos pela polícia em Barreiras

Dois homens apontados como autores do assassinato de três pessoas durante uma festa em uma chácara de Barreiras, no...