A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12/11) revela que 50% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% aprovam. Trata-se de uma inversão em relação ao mês anterior, quando a aprovação vinha ligeiramente à frente dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
De acordo com o instituto, a pauta da segurança pública e a megaoperação policial no Rio de Janeiro, aliadas às declarações do presidente sobre o tema, contribuíram para interromper a tendência de melhora na avaliação do governo.
“Se o tarifaço mudou a trajetória da aprovação a favor do Lula, a pauta da segurança pública interrompeu a lua de mel tardia do governo com o eleitorado independente”, analisou Felipe Nunes, diretor da Quaest.
A diferença entre aprovação e desaprovação é agora de três pontos percentuais, contra um ponto em outubro. No recorte geral, os números são:
- Aprovação: 47% (eram 48% em outubro)
- Desaprovação: 50% (eram 49%)
- Não sabe/não respondeu: 3% (sem variação)
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.
Desempenho por grupo social
A avaliação do governo piorou entre as mulheres, católicos e eleitores independentes, grupos que antes registravam vantagem na aprovação.
- Mulheres: 51% aprovam e 46% desaprovam (antes havia vantagem da aprovação).
- Católicos: empate técnico (50% a 47%), revertendo vantagem anterior de Lula.
- Eleitorado independente: desaprovação sobe para 52%, aprovação cai para 43%.
- Entre os evangélicos, a desaprovação segue alta, mas caiu de 29 pontos de diferença para 20 (58% a 38%).
Já entre os mais ricos (renda acima de 5 salários mínimos), 56% desaprovam o governo e 42% aprovam, enquanto entre os beneficiários do Bolsa Família a aprovação continua majoritária (65%).
Segurança pública
A segurança pública ganhou destaque no levantamento: 67% dos entrevistados apoiam a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha; 57% discordam da declaração de Lula de que a ação foi “desastrosa”.
A preocupação com a violência subiu de 30% para 38% entre os principais problemas do país.
Por outro lado, 45% dos entrevistados afirmaram que o presidente saiu “mais forte” após o encontro com o ex-presidente americano Donald Trump.
Avaliação do governo por renda e escolaridade
- Ensino superior completo: 60% desaprovam e 38% aprovam.
- Ensino fundamental: 55% aprovam e 40% desaprovam.
- Ensino médio: cenário de maior desaprovação.
A maior diferença negativa é observada entre os mais escolarizados, enquanto a base de apoio mais firme está entre as faixas de renda mais baixas.
Avaliação política e histórico
Desde julho, a aprovação vinha subindo gradualmente, mas o cenário voltou a estagnar em novembro. A diferença entre avaliação positiva e negativa que chegou a 17 pontos em maio, quando 57% desaprovavam e 40% aprovavam reduziu-se até alcançar o atual empate técnico.




