CAIADO MEXE COM O PSD: Entenda o perfil dos deputados baianos

O tabuleiro político do PSD na Bahia entrou em ebulição após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à legenda. Próximo de ACM Neto — a quem chama de “irmãozinho” — Caiado passa a ser um elo direto entre o PSD nacional e a oposição baiana, o que fortalece a possibilidade de rompimento do partido com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Conforme apuração do Informe Baiano, nos bastidores, cresce a avaliação de que Otto Alencar pode perder o controle do PSD na Bahia, caso a legenda migre para o campo oposicionista. A possível mudança levanta uma pergunta central: qual é o perfil ideológico dos deputados federais e estaduais do partido?

Entre os senadores, o racha é evidente. Otto Alencar já afirmou publicamente que apoiará o presidente Lula (PT). Já Angelo Coronel, embora ainda formalmente na base governista, tem confidenciado a aliados que pretende se afastar do PT e se aproximar da oposição liderada por ACM Neto.

O PSD possui atualmente nove deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia. Apesar de oficialmente integrarem a base do governo, o grupo é ideologicamente diverso.

Mais alinhados à esquerda (campo petista):
• Alex da Piatã
• Ricardo Rodrigues
• Jusmari Oliveira
• Claudia Oliveira

Ricardo Rodrigues, por exemplo, chega a se declarar “primo” do governador Jerônimo Rodrigues. Alex da Piatã também é reconhecido como entusiasta do PT e tem forte atuação na região do Sisal.

Centro político:
• Ivana Bastos (presidente da ALBA)
• Adolfo Menezes
• Eduardo Alencar

Esses parlamentares têm histórico carlista, mas se alinharam ao PT por razões pragmáticas e municipalistas, priorizando relações institucionais e emendas para suas bases.

Mais à direita / oposição:
• Cafu Barreto
• Angelo Coronel Filho

Cafu Barreto já rompeu oficialmente com o PT no ano passado, alegando tratamento desigual dentro da base governista.

Angelo Coronel Filho, filho do senador Coronel, também vem consultando aliados e preparando o terreno para migrar ao campo oposicionista.

FEDERAIS: PRAGMATISMO COMO REGRA
O PSD baiano conta com seis deputados federais, todos considerados pragmáticos, mas com nuances distintas:
• Antônio Brito e Diego Coronel: próximos ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e tendem a seguir a orientação da cúpula nacional.
• Gabriel Nunes e Paulo Magalhães: perfil de centro, porém com inclinação maior ao grupo de Otto Alencar e ao PT.
• Sérgio Brito e Charles Fernandes: atuam de forma mais independente, sem alinhamento automático a nenhum dos polos.

Veja mais