“Tudo é possível”: prefeito Del lança pré-vestibular gratuito e intercâmbio para jovens em Simões Filho

O prefeito de Simões Filho, Devaldo Soares (União Brasil), lançou, na noite desta segunda-feira (27), o Programa Prepara Jovem, iniciativa que garante curso pré-vestibular gratuito para 60 estudantes com foco no ENEM 2026. O evento contou com a presença do prefeito, e do secretário de Juventude, Matheus Bacelar, e marcou também o anúncio de novos projetos voltados à formação e inclusão da juventude no município.

Durante a solenidade, o prefeito autorizou três novos editais: a abertura de vagas para o Pré-IFBA, o lançamento do programa Juv Sem Fronteiras, que oferecerá cursos de Inglês e Espanhol para 40 jovens, e o processo de seleção para o Conselho Municipal da Juventude no próximo biênio. Em seu discurso, o gestor incentivou os estudantes a aproveitarem as oportunidades. “Vocês são os representantes, os médicos, juízes, secretários, em todos os ambientes. Só depende de vocês abraçarem a oportunidade e acreditarem nesse desafio, porque tudo é possível. Sempre foquem no objetivo”, afirmou.

“Tudo é possível”: prefeito Del lança pré-vestibular gratuito e intercâmbio para jovens em Simões Filho
Foto: Marcos Castelli / Rede Imprensa

O secretário de Juventude, Matheus Bacelar, destacou a importância do programa e o avanço das políticas públicas voltadas à nova geração. “É uma alegria muito grande estar aqui neste dia tão especial. Nosso Prefeito Del vem ampliando oportunidades para a juventude da cidade. A criação da Secretaria da Juventude é prova disso, e hoje estamos contemplando 60 jovens com vagas gratuitas no pré-vestibular”, disse em entrevista ao site REDE IMPRENSA.

Segundo o secretário, o município também conquistou destaque em nível nacional ao obter nota 9,8 em edital do Governo Federal, garantindo investimento de aproximadamente R$ 170 mil para o fortalecimento do Prepara Jovem. Os recursos serão utilizados na contratação de professores, aquisição de materiais pedagógicos e concessão de bolsas de auxílio permanência para os alunos.

Além disso, a gestão municipal anunciou investimento superior a R$ 80 mil em recursos próprios para modernização da Secretaria da Juventude, incluindo novos mobiliários, equipamentos eletrônicos e estrutura audiovisual. Entre as novidades previstas está a entrega da Área Game, espaço voltado à tecnologia, interação e lazer educativo para os jovens da cidade.

Veja mais