Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Rede de proteção garante direitos de crianças e adolescentes no Festival Virada Salvador

Diversos órgãos municipais somaram esforços durante o Festival Virada Salvador para formar uma rede de proteção para garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Conselho Tutelar estão de plantão para realização de abordagens a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo o acolhimento quando necessário.

Desde o primeiro dia festa, 159 crianças foram abordadas pela equipe de abordagem da Semps. Além disso, o órgão aproveita o Festival Virada Salvador para lançar a campanha “Criança Não é Mão de Obra”, que visa inibir o trabalho infantil. Diretora da Proteção Social Especial da Semps, Juliana Portela destaca a importância da realização de ações desse tipo em grandes eventos. “Esse trabalho tem como objetivo sensibilizar e abordar os filhos dos abulantes que estão em risco social para evitar o trabalho infantil”.

O conselheiro tutelar Renildo Barbosa salienta a importância da atuação da instituição na proteção desses jovens em grandes eventos. “Nosso objetivo é proteger crianças e adolescentes, retirando-os de situações de vulnerabilidade e também do trabalho infantil. Por isso é tão importante a atuação do Conselho Tutelar juntamente com a equipe de abordagem da Semps e outras secretarias para que possamos garantir direitos e evitar violações, especialmente em momentos de alegria e de grandes festas”.

Acolhimento – Neste sábado (30), 53 crianças estão acolhidas no Espaço de Convivência montado na Escola Municipal Luiza Mahin, situada na Boca do Rio, sob a supervisão da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Três delas têm menos de um ano de vida e contam com alimentação específica, após levantamento feito com os pais ou responsáveis. A unidade de acolhimento pode abrigar até 100 jovens. Todas serão identificadas por meio de pulseirinhas no momento em que chegarem à escola.

Pulseiras – A Semps e a Guarda Civil Municipal (GCM) circulam durante todos os shows na Arena Daniela Mercury para a distribuição de pulseiras de identificação de crianças e adolescentes, facilitando, no menor tempo possível, o retorno deles aos familiares em casos de desencontros. E como forma de instruir baianos e turistas que chegam para curtir as atrações, os guardas ainda distribuem cartilhas com dicas e normas de segurança.

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de linhas da cidade. Ao todo,...

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem executado com disparos de arma de fogo no Alto do Cabrito

Um homem, identificado como Dennis Lorenco de Castro Belchior, de 37 anos, foi morto a tiros na Rua Carlos José da Silva, bairro Alto...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Salvador recebe 32 novos ônibus para compor frota da cidade

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de...
Fundação Jose Silveira

“DIEGO MANDOU EU ME FUD**”: Confira áudio do VAR em polêmica no jogo do Bahia contra Grêmio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios da arbitragem de vídeo durante o lance que resultou na...

TIROS! Homem é alvejado na porta de bar em Vitória da Conquista

Um homem foi morto a tiros na noite deste sábado (27/04), no bairro do Guarani, em Vitória da Conquista....

Sobremesa deliciosa: Pudim de tapioca com sequilhos

Gosta de reunir os amigos ou a família para desfrutar de deliciosas sobremesas? Para te ajudar, ensinamos a receita...

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, tem melhorado o atendimento...