Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dicas para alérgicos aproveitar a ceia da Semana Santa com segurança

Semana Santa chegando e os planos para reunir a família em torno da mesa e aproveitar os tradicionais e deliciosos pratos começam a ser pensados e alguns cuidados na preparação dos alimentos devem ser tomados para que todos possam participar, inclusive os alérgicos. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) apontam que 8% das crianças e 2% dos adultos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia alimentar. Os alimentos que mais causam reações adversas no organismo são leite de vaca, clara de ovo, trigo, soja e frutos do mar. A professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio, Joseni Lima, dá algumas dicas para quem possui alergia e não quer deixar de comer as delícias da ceia da Semana Santa.

Para as pessoas que não comem camarão, Joseni afirma que é importante garantir a presença de temperos e condimentos como: cebola, coentro e, especialmente, o gengibre nas receitas baianas de moqueca, caruru e vatapá. “Esses elementos são realmente importantes para garantir o gosto marcante dessas receitas e para que elas não percam sabor devido à ausência do camarão”, completa a nutricionista.

A professora também sugere incluir bacalhau no preparo dos alimentos como forma de substituir o crustáceo “Uma alternativa para quem quer marcar bem no sabor é a substituição do camarão por bacalhau. Apesar da substituição o alimento preparado fica com apresentação convencional tanto na cor quanto no sabor”, diz.

Além da alergia a frutos do mar, tem aqueles que possuem intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Neste caso, a mudança deve ser feita na tradicional receita do vatapá que leva pão ou farinha de trigo. A professora sugere como substitutos a fruta-pão, que possui um elevado teor de amido, ou abóbora assada. “Mesmo sem os ingredientes tradicionais, o vatapá fica delicioso e quem optar pela abóbora não precisa colocar o azeite de dendê ou usar uma quantidade mínima apenas para aromatizar”, recomenda Joseni.

Receita de vatapá de abóbora/Ingredientes
2 kg Pedaços de abóbora
Um maço pequeno de Coentro
Uma cebola grande
½ xicara de leite de coco fresco
200g Castanha de caju triturada
Azeite de oliva
Gengibre ralado
Uma colher de sopa de azeite de dendê

Modo de preparo

Lave e descasque a abóbora. Asse a abóbora com a cebola em pedaços e ramos de coentro. Triture a cebola e o coentro no liquidificador com parte da abóbora. Adicione o azeite de oliva e retorne ao fogo. Com auxílio de colher plástica ou fouet mexa o creme e desmanche o restante da abóbora. Adicione a castanha triturada, o leite de coco e o gengibre ralado. Finalize com o dendê e mais azeite de oliva, sirva quente.

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

A cada ano, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica um calendário que declara - por períodos - emergência ambiental em...

Bahia Farm Show 2024 terá lançamento do Plano ABC+ para controlar emissões de gases do efeito estufa

A Bahia Farm Show 2024, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, terá o lançamento do Plano Estadual de Mitigação...

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

A cada ano, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica um calendário que declara - por...
Fundação Jose Silveira

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

A cada ano, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica um calendário que declara - por...

Bahia Farm Show 2024 terá lançamento do Plano ABC+ para controlar emissões de gases do efeito estufa

A Bahia Farm Show 2024, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, terá o lançamento...

CASA CAIU! Acusados de série de homicídios presos na RMS

Quatro traficantes foram presos com arma e drogas na noite desse domingo (28/04), nas cidades de Candeias e Madre...

Lei reconhece blocos de Carnaval como manifestação da cultura

Blocos e bandas de Carnaval foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional. Publicada no Diário Oficial da União de...