Wagner assina autonomia do distrito industrial de Barreiras

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB) passa a administrar o Distrito Industrial do município. O acordo de cooperação foi firmado, nesta sexta-feira (23/03), entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e a Associação.

Jaques Wagner, gestor da pasta, afirmou que a autonomia da associação garante mais agilidade na tomada de decisões e é uma ótima opção para região. “É muito melhor que quem pisa no problema, tenha a gestão do mesmo porque conhece a realidade local”, afirmou o secretário.

O distrito industrial de Barreiras tem uma área total de 1.167.500m² e conta atualmente com 12 indústrias em funcionamento, que gera uma média de 400 empregos. O local conta ainda com 4 unidades em implantação e mais 10 em processo de implantação. A perspectiva é que quando todas as 26 empresas estiverem em funcionamento o número de empregos cheguem a 3 mil.

O diretor-presidente da Sudic, Jairo Vaz, afirmou que com a transferência, as empresas passam a gerir suas próprias necessidades com mais agilidade e economia. “Os municípios de Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus e Luís Eduardo Magalhães já estão gerindo seus distritos, no Centro Industrial de Aratu, a gestão é parcial e em breve, Juazeiro e Ilhéus também vão assinar o acordo de cooperação”, explicou Vaz.

O presidente da ADIB, Mário Jaskulski, comemora a autonomia industrial e vislumbra a geração de mais empregos e renda. “A gestão do local vai facilitar a administração junto às empresas. Cuidaremos de perto da iluminação, do acesso, limpeza, monitoramento e fechamento do distrito que conta com uma diversidade no segmento como beneficiamento de alimentos, bebidas, material de limpeza, embalagens, gráfica e perfilados”, afirma.

Energia Solar

As indústrias Tio Mário, de propriedade do empresário e presidente da ADIB, Mário Jaskulski, passou há 20 dias a operar suas duas unidades com energia solar, uma de sacaria e outra de beneficiamento de cereais, que juntas geram 45 empregos. “Sou pioneiro no projeto dentro do distrito, mas essa é uma tendência natural. Hoje para conseguir produzir tem que reduzir custo e minha estimativa é que eu tenha uma redução de 70% na conta de energia”, finaliza.

Senador Otto Alencar vence prêmio Congresso em Foco 2025

O prêmio Congresso em Foco foi entregue ao senador Otto Alencar pelas mãos da assessora parlamentar, Claudia Dias. O presidente da Comissão de Constituição...

“OLHA O CARRO”: Briga generalizada causa tensão na Liberdade

Uma briga generalizada causou momentos de tensão e correria na noite desta quarta-feira (20/08) no bairro da Liberdade, em Salvador. A ocorrência foi na...
Fundação Jose Silveira

Senador Otto Alencar vence prêmio Congresso em Foco 2025

O prêmio Congresso em Foco foi entregue ao senador Otto Alencar pelas mãos da assessora parlamentar, Claudia Dias. O...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Senador Otto Alencar vence prêmio Congresso em Foco 2025

O prêmio Congresso em Foco foi entregue ao senador Otto Alencar pelas mãos da assessora parlamentar, Claudia Dias. O...

“OLHA O CARRO”: Briga generalizada causa tensão na Liberdade

Uma briga generalizada causou momentos de tensão e correria na noite desta quarta-feira (20/08) no bairro da Liberdade, em...

Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (20), em votação simbólica, o Projeto de Lei...

NA TERRA E NO AR: Com presença do comandante-geral, PM intensifica ações contra facções em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promove, nesta quinta-feira (21/08), a 8ª edição da Operação Força Total, iniciativa de...