Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo estuda baratear preço do combustível, diz Moreira Franco

O governo está preocupado com a alta da gasolina e vem conversando com a Petrobras para tentar encontrar uma maneira de aliviar o bolso do consumidor, disse nesta sexta-feira (18/5) o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, após palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

“Está subindo demais. Eu já tinha conversado anteriormente com o presidente Pedro Parente [da Petrobras] e cheguei até em determinado momento a conversar com o presidente do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] que havia uma distorção que ninguém entendia”, afirmou o ministro a jornalistas.

“A Petrobras adota uma política de preços que me parece correta. Mas a composição desse preço tem outros fatores… Juntos vamos entrar na discussão desses outros fatores, porque a gasolina, o combustível de modo geral, e, sobretudo, o gás de cozinha é fundamental”, avaliou Franco.

Segundo o ministro, não há data para a mudança, mas Moreira Franco adiantou que será avaliada a possibilidade de redução de impostos como PIS, Cofins e ICMS, incidentes sobre o preço final dos combustíveis. “A única maneira de encontrar a solução é mudança… O imposto está muito alto, temos que repensar”, afirmou.

Cessão onerosa

O ministro ainda confirmou que a Petrobras é credora nas negociações com o governo em relação ao encontro de contas da cessão onerosa, mas não antecipou detalhes de como o pagamento será feito à estatal. O entendimento sobre a dívida da União com a Petrobras já havia sido declarado pelo ministro de Minas e Energia anterior, Fernando Coelho Filho, mas é contestado por outros setores do governo.

“É credora”, disse Moreira Franco, ao ser perguntado se já havia tido a concordância de todos os ministérios envolvidos (Minas e Energia, Fazenda e Desenvolvimento), após evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). A declaração foi dada um dia após a data estabelecida como limite para as negociações, mas prorrogada por falta de acordo.

Franco não quis dar detalhes sobre as propostas em análise pelo governo. “Existe um acordo de confidencialidade. O que eu posso dizer, e disse ontem (quinta-feira), é que é uma questão complexa, todos os problemas já foram equacionados, há um entendimento entre as partes, e agora existe uma questão que é uma cláusula do contrato com leituras diferentes. Como manda a regra da administração pública, é a AGU quem arbitra e dirime as eventuais divergência”, explicou.

SUL DA BAHIA: Paciente morre após cair de maca e bater cabeça no chão em Uruçuca

Um homem morreu após cair de uma maca e bater a cabeça no chão em frente ao Centro de Saúde Moacyr Leite, na cidade...

ATAQUE EM LONDRES: Homem que matou menino de 14 anos com espada de samurai é brasileiro

O homem que matou um menino de 14 anos com uma espada de samurai em Londres é brasileiro. O criminoso trata-se de Marcus Aurélio...

SUL DA BAHIA: Paciente morre após cair de maca e bater cabeça no chão em Uruçuca

Um homem morreu após cair de uma maca e bater a cabeça no chão em frente ao Centro de...
Fundação Jose Silveira

SUL DA BAHIA: Paciente morre após cair de maca e bater cabeça no chão em Uruçuca

Um homem morreu após cair de uma maca e bater a cabeça no chão em frente ao Centro de...

ATAQUE EM LONDRES: Homem que matou menino de 14 anos com espada de samurai é brasileiro

O homem que matou um menino de 14 anos com uma espada de samurai em Londres é brasileiro. O...

DILACERANTE: Menino Gabriel é encontrado morto por pescadores em praia de Periperi

O corpo do menino Gabriel, de apenas 1 ano e seis meses, foi encontrado na manhã de hoje na...

Morro do Chapéu: José Carlos Araújo comemora aprovação de Juliana e lembra que no passado um ex-prefeito despachava no bar

Uma das principais lideranças do PDT na Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo comentou o desempenho da prefeita...