Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Sistema monitora reputação de destinos turísticos em tempo real em Salvador

Imagine poder monitorar, em tempo real, o que os visitantes de Salvador pensam sobre os espaços turísticos e hotéis que acabaram de conhecer, os pontos positivos e negativos, as experiências e impressões que tiveram da cidade? Tudo isso já é possível. Salvador é o primeiro destino turístico brasileiro a classificar a qualidade dos equipamentos e atrativos da cidade a partir da utilização de um sistema de monitoramento online da reputação.

Lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em dezembro de 2017, o Programa de Otimização de Performance (POP) é um sistema online disponibilizado pela empresa espanhola ReviewPro, que atua na captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas, em tempo real, disponibilizadas através de resenhas sobre equipamentos e atrativos turísticos, hospedadas em sites de avaliações e agências de turismo online.

A análise semântica e tratamento das informações fornecidas nas resenhas é realizada por um algorítimo exclusivo que gera o índice Global Review Index (GRI), que mede e classifica a reputação dos equipamentos e atrativos turísticos no destino Salvador, fornecendo uma visão detalhada do sentimento do visitante durante a experiência turística. Com isso, a Secult obtém resultados mensuráveis e efetivos, que podem ser utilizados para promover a melhoria dos serviços e aumentar a competitividade do destino.

O trade turístico de Salvador também poderá explorar detalhadamente a riqueza dessas informações para entender o sentimento dos visitantes, avaliar o seu desempenho em comparação com a concorrência e identificar os pontos fortes e fracos nos atrativos turísticos da cidade. “O grande desafio está sempre em reunir, organizar e dar sentido aos dados. A solução está em analisar as resenhas online e usá-las para tomar decisões mais inteligentes”, destaca o titular da Secult, Claudio Tinoco.

Em cinco meses de lançado, o POP já foi responsável pelo aumento do índice da reputação de alguns dos 37 espaços de visitação e dos 80 hotéis que são monitorados atualmente pela Secult. Além disso, a taxa de resposta da gerência de estabelecimentos e hotéis em tempo hábil aumentou. Ao final de 2018, a Secult premiará com o Selo de Excelência POP os hotéis que mais se destacarem segundo os aspectos: índice de reputação GRI, percentual de resenhas respondidas e tempo médio de resposta.

Equipamentos – Alguns dos 37 equipamentos que estão sendo monitorados na cidade são a Casa do Rio Vermelho, a Casa do Carnaval da Bahia, a Casa do Benin, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Teatro Gregório de Matos, o Elevador Lacerda, os Planos Inclinados Gonçalves e Pilar, o Mercado Modelo, os Fortes Monte Serrat, Santa Maria, São Diogo e São Marcelo e as praias do Flamengo, Stella Maris, do Rio Vermelho e de Itapuã.

Evento – Esses e outros resultados serão apresentados na próxima quinta-feira (24), por Tinoco, durante o evento “Café com Turismo – A Importância da Gestão da Reputação para Hotelaria”, que será realizado no Fiesta Convention Center, na Pituba, das 8h às 10h. O secretário apresentará o case de Salvador e Christiano Penna, consultor do Sebrae-Ba, apresentará a palestra Gestão da Reputação e sua importância para as empresas.

Capacidade – O sistema POP monitora mais de 65.000.000 resenhas diariamente, em 175 sites de avaliações e agências de turismo online, escritas em mais de 45 idiomas. As avaliações online fornecem anualmente um enorme fluxo de conteúdo sobre o comportamento do visitante, seus interesses e principalmente recomendações.

07 11 2017 Casa do Rio Vermelho Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 74

09 05 2018 Espaço Carybé e Pierre Verger Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 9
Espaço Carybé e Pierre Verger_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

Perfil do Instagram de Davi é hackeado e bandidos aplicam golpes

Na noite desta segunda-feira (29/04), o vencedor do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, teve uma surpresa desagradável ao descobrir que seu perfil no...

SEC divulga resultado parcial da seleção de estudantes para cursos do Pronatec

A lista com o resultado parcial dos classificados na seleção de estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)...

Perfil do Instagram de Davi é hackeado e bandidos aplicam golpes

Na noite desta segunda-feira (29/04), o vencedor do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, teve uma surpresa desagradável ao...
Fundação Jose Silveira

Perfil do Instagram de Davi é hackeado e bandidos aplicam golpes

Na noite desta segunda-feira (29/04), o vencedor do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, teve uma surpresa desagradável ao...

SEC divulga resultado parcial da seleção de estudantes para cursos do Pronatec

A lista com o resultado parcial dos classificados na seleção de estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao...

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com...

Dia das Mães: Procon-BA deflagra operação ‘Bem-Me-Quer’

O Dia das Mães está chegando e impulsionando milhares de consumidores às compras em busca de presentes para suas...