Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pioneiro no jornalismo de dados, Cláudio Weber Abramo morre aos 72 anos

Um dos maiores especialistas em combate à corrupção do país, o jornalista paulistano Cláudio Weber Abramo morreu na noite deste domingo (12), aos 72 anos, em São Paulo. Ele não resistiu a complicações do tratamento de um câncer no intestino.

Formado em matemática pela USP, mestre em lógica e filosofia da ciência pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Abramo cofundou em 2000 e comandou por quase 15 anos a Transparência Brasil.

Entre os projetos da Transparência, o Excelências, banco de dados sobre o histórico da vida pública de parlamentares, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em 2006.

Abramo foi pioneiro no jornalismo de dados com o projeto Às Claras, plataforma que organizava e disponibilizava gastos das eleições.

Sua atuação foi fundamental para a aprovação da Lei de Acesso à Informação, com a pressão feita pela Transparência Brasil e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) para que o projeto fosse sancionado.

Com espírito crítico e questionador, instigava jornalistas a perseguirem a informação sem se conformarem com as burocracias impostas pelo poder público.

Abramo foi editor de economia da Folha de S.Paulo (1987) e secretário-executivo de Redação da Gazeta Mercantil (1987-88). Contribuiu com outras publicações como o jornal Valor Econômico.

Em 2017, cofundou a Dados.Org, organização dedicada à coleta, organização e disseminação de informações provenientes do poder público.

Abramo era filho de Cláudio Abramo, um dos mais importantes jornalistas de sua geração, que dirigiu a Folha e o Estado de S.Paulo.

Sua mãe, Hilde Weber, foi a primeira chargista mulher da imprensa brasileira, cuja obra o filho vinha trabalhando para organizar em um acervo com acesso do público.

Abramo deixa quatro filhos, Luis Raul e João Baptista, do casamento com Sônia Pompeia, Lucas e Caio, do casamento com Maria Augusta Fonseca, e a enteada Isabel, do casamento com Cristina Penz.

Tinha seis netos, Tomás Antônio, João Pedro, Guilherme, Manuela, Maria Luísa e Mariana.

Abramo será velado na Funeral House, na rua São Carlos do Pinhal, 376, e cremado no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica (SP). Ainda não há confirmação de datas e horários.

Perfil do Instagram de Davi é hackeado e bandidos aplicam golpes

Na noite desta segunda-feira (29/04), o vencedor do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, teve uma surpresa desagradável ao descobrir que seu perfil no...

SEC divulga resultado parcial da seleção de estudantes para cursos do Pronatec

A lista com o resultado parcial dos classificados na seleção de estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)...

Perfil do Instagram de Davi é hackeado e bandidos aplicam golpes

Na noite desta segunda-feira (29/04), o vencedor do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, teve uma surpresa desagradável ao...
Fundação Jose Silveira

Perfil do Instagram de Davi é hackeado e bandidos aplicam golpes

Na noite desta segunda-feira (29/04), o vencedor do Big Brother Brasil 2024, Davi Brito, teve uma surpresa desagradável ao...

SEC divulga resultado parcial da seleção de estudantes para cursos do Pronatec

A lista com o resultado parcial dos classificados na seleção de estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao...

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com...

Dia das Mães: Procon-BA deflagra operação ‘Bem-Me-Quer’

O Dia das Mães está chegando e impulsionando milhares de consumidores às compras em busca de presentes para suas...