Produtos orgânicos: uma alimentação que vai além de frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos

Consumir alimentos orgânicos vai além de ingerir legumes, frutas e verduras sem agrotóxicos, já que carnes e ovos também podem se enquadrar nessa categoria. São classificados como orgânicos os alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente.

Além disso, o processo de produção contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável.

Além de mais saborosos e saudáveis, os alimentos orgânicos têm maior valor nutricional. Os produtos devem ser livres de contaminação por medicamentos veterinários, transgênicos e tudo o que possa colocar em risco a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Dessa maneira, um alimento orgânico pode ser consumido integralmente, ou seja, sem desperdício de casca, talos ou folhas.

No Brasil, o cultivo e a comercialização desses produtos são regulamentados. Sendo assim, os produtos orgânicos encontrados em supermercados devem conter o selo de certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).

Carnes e ovos orgânicos

Os alimentos orgânicos não se resumem apenas às frutas, legumes e verduras. Carnes e ovos também entram nessa categoria. Para isso, os animais dos rebanhos e das granjas não devem sofrer com estresse, devem ser criados sem hormônios e anabolizantes, medicados, principalmente, com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. Dessa forma, a proteína animal chega ao consumidor de maneira mais natural possível, mais segura e saudável.

Confira algumas dicas:

1. Procure feiras de produtos orgânicos ou agroecológicos na sua região. No site www.feirasorganicas.org.br, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é possível fazer uma busca nacional e visualizar no mapa o local e horário das feiras.

2. Crie uma horta em casa para o cultivo de alguns alimentos como ervas, legumes e verduras.

3. Participe da organização de hortas comunitárias para promover a produção de alimentos orgânicos.

4. Opte por alimentos de safra, pois eles são produzidos com menor quantidade de substâncias agroquímicas.

5. Lave bem os alimentos antes de consumi-los, mesmo aqueles que forem consumidos sem casca.

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) validaram a prova de...

ADEUS, SEU NELSON! Morre ex-chefe da segurança da ALBA

Faleceu nesta segunda-feira (18/08) o servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Xavier Gonzaga, aos 78 anos. Em nota de pesar, a...
Fundação Jose Silveira

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...

ADEUS, SEU NELSON! Morre ex-chefe da segurança da ALBA

Faleceu nesta segunda-feira (18/08) o servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Xavier Gonzaga, aos 78...

Fuvest abre inscrições para o vestibular

As inscrições para a prova da Fuvest, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), começaram nesta...

CORAÇÃO ARRANCADO: Jovem é morto com sinais de mutilação em Eunápolis; crime é atribuído a tribunal do crime

Um crime bárbaro chocou moradores de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, no domingo (17). No bairro Arnaldão, o jovem...