Ciro quer debate antes de propor reformas previdenciária e tributária

Ao participar de um evento promovido por empresários ligados à União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), nesta terça-feira (13), o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, destacou que os problemas brasileiros não vão se resolver se o país continuar crescendo apenas 2% ao ano e mantiver “a pior distribuição de renda do planeta”.

Resolver o endividamento das famílias e do setor empresarial, atrair o investimento privado e melhorar a eficiência do setor público foi o caminho sugerido pelo candidato.

Para melhorar a eficiência do Estado, Ciro defendeu, nos seis primeiros meses de governo, um grande debate com a população sobre as reformas da Previdência e tributária, com apoio das universidades. Para o candidato, é preciso um redesenho do pacto federativo e a reforma tributária para melhor distribuição dos impostos. Ele disse que pretende adotar melhores práticas, como a cobrança de impostos sobre mercadorias no destino (hoje são cobrados na origem) e a fusão de tributos.

Na área de urbanismo, o candidato quer aumentar a participação das prefeituras e governos estaduais em programas como o Minha Casa, Minha Vida. Na visão do pedetista, com um déficit de 6 milhões de habitações, a infraestrutura necessária para os programas de moradia não pode ser responsabilidade apenas do governo federal. A ideia é que estados e prefeitura assumam, sem ônus para o morador, a infraestrutura dos conjuntos habitacionais, que chega a 20% do custo da obra. Segundo Ciro, isso vai garantir a regularidade nos pagamentos dos mutuários.

Questionado sobre segurança nas fronteiras, Ciro defendeu a criação de uma guarda nacional de fronteiras ostensiva e, segundo ele, essencialmente tecnológica. Pela proposta, a Polícia Federal (PF) não teria mais responsabilidade nessas regiões.

Na saúde, Ciro afimrou que os principais problemas são o subfinanciamento e a má gestão. Para o candidato, é preciso universalizar a atenção básica, com a formação de médicos generalistas, além de sistematizar a entrega de remédios, a realização de exames especializados e de cirurgias eletivas. “No Ceará, criamos policlínicas, com marcação de exames pelos próprios médicos. Quero trazer essa experiência para o [âmbito] nacional”, disse.

Além de Ciro, na parte da manhã, foram ouvidos os candidatos Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB). A partir das 15h, confirmaram presença no Diálogo Unecs os candidatos do PSDB, Gerado Alckmin, e Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT, encabeçada pelo ex-presidente Lula, que foi convidado, mas está preso em Curitiba.

Lauro Fila Zero encerra sua 3ª edição com atendimentos no Centro nesta quinta-feira (21)

A terceira edição do Programa Lauro Fila Zero, realizada no Centro da cidade, com estrutura completa de serviços montada na Praça João Thiago dos...

Mais de 5 milhões de famílias recebem o Auxílio Gás em agosto

Nesta segunda-feira (18/8), mais de 5,13 milhões de famílias de todos os municípios do país começam a receber o Auxílio Gás, no valor de...
Fundação Jose Silveira

Lauro Fila Zero encerra sua 3ª edição com atendimentos no Centro nesta quinta-feira (21)

A terceira edição do Programa Lauro Fila Zero, realizada no Centro da cidade, com estrutura completa de serviços montada...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Lauro Fila Zero encerra sua 3ª edição com atendimentos no Centro nesta quinta-feira (21)

A terceira edição do Programa Lauro Fila Zero, realizada no Centro da cidade, com estrutura completa de serviços montada...

Mais de 5 milhões de famílias recebem o Auxílio Gás em agosto

Nesta segunda-feira (18/8), mais de 5,13 milhões de famílias de todos os municípios do país começam a receber o...

RMS: Homem é preso em flagrante após agredir esposa em Camaçari

Um homem foi preso em flagrante no domingo (17), acusado de agredir e ameaçar de morte a própria esposa...

SENTIU: após antecipar eleição, Jerônimo muda discurso e pede aliados para esquecerem 2026

Depois de antecipar a disputa de 2026 com provocações contra o líder da Oposição na Bahia, ACM Neto (União...