Trade já vislumbra recuperação do turismo de negócios com novo Centro de Convenções

O cardápio de opções disponíveis para promotores de eventos do setor de turismo de negócios em Salvador ficou comprometido desde que o antigo Centro de Convenções da Bahia, na Boca do Rio, foi fechado pelo governo do estado, em 2016. De lá para cá, as ações deste nicho de mercado passaram ao largo da Bahia, que perdeu posicionamento estratégico frente a outras capitais nordestinas e demais estados brasileiros. Estima-se que o prejuízo à cidade já soma R$2 bilhões. A expectativa do trade é que esse cenário mude a partir da construção do novo Centro de Convenções, cuja ordem de serviço foi assinada hoje pelo prefeito ACM Neto, que decidiu resolver o problema.

Segundo o presidente da Associação Baiana de Empresas de Receptivo, Connor O’Sullivan, o novo Centro de Convenções trará equilíbrio ao setor e preencherá um espaço abandonado na gestão de negócios e eventos correlatos. “É a única possibilidade de preencher essa lacuna existente no turismo de negócios e lazer desde que perdemos o antigo centro. A expectativa geral se resume em um grande alívio que impactará em eventos de grande porte e de qualidade, sempre na perspectiva de gerar mais emprego e renda, que é o que a cidade mais precisa neste momento”, disse.

A opinião é compartilhada por representantes de outras entidades integrantes do trade da capital. Para Roberto Duran, presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) e do Salvador Destination, “já passou da hora de Salvador retomar seu espaço no que tange ao turismo empresarial”. Segundo ele, “dentro deste leque que envolve turismo, lazer e negócios, a capital baiana necessita deste equipamento, que terá um impacto vital para a economia local”. Salvador atualmente está fora do principal eixo turístico nacional. Então, esse novo equipamento será o divisor de água do setor”, acrescentou.

“É o que mais desejamos no momento. A maior demanda atual do setor de turismo na Bahia é um Centro de Convenções bem localizado e apto a receber eventos de alcance nacional e internacional. Além do impacto causado na autoestima de quem atua no setor, um empreendimento deste porte será crucial para alavancar de uma vez a economia soteropolitana”, declarou Carlos Andrade, presidente da Fecomércio-BA.

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