Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Gamil Föppel registra chapa Renova OAB 30 e promete devolver dignidade à advocacia

O advogado criminalista Gamil Föppel registrou nesta tarde de sexta-feira, às 13h, na sede da OAB, no centro de Salvador, a sua candidatura à presidência da OAB-BA na chapa Renova OAB 30, que promete mudar a situação degradante vivida hoje pela advocacia na Bahia.

Durante o registro, que contou com a presença de dezenas de mulheres, Gamil destacou o fato de haver, pela primeira vez na história das eleições na OAB-BA, mais mulheres do que homens compondo a diretoria.

IMG 20181019 WA0021

Gamil também frisou que sua candidatura não está vinculada a nenhum grupo político e seu objetivo é resgatar a dignidade da advocacia na Bahia. Em carta pública direcionada à categoria, divulgada durante o evento, Gamil diz que vai trazer de volta o respeito à OAB-BA. “É inadmissível que após tantos anos com o mesmo grupo no poder não tenham sido tomadas quaisquer medidas para impedir a violação das prerrogativas, ainda hoje a maior reivindicação da advocacia baiana”, afirmou.

“Vou trazer a OAB de volta à sua função, que é cuidar dos advogados e das advogadas, fazendo uma gestão com transparência”, prometeu. “Tenho compromisso com a democracia e não concordo com a postura atual do grupo que há mais de uma década está à frente da OAB, querendo se perpetuar no poder, mesmo já estando desgastado junto à categoria”, diz Gamil, acrescentando que “os atuais dirigentes agem como políticos profissionais”.

A candidata a vice-presidente, Larissa Camandaroba, que é advogada militante na Região Oeste da Bahia desde 2004 e, segundo Gamil, “é uma legítima representante do interior do estado”, lembrou que a classe atualmente está mais enérgica e participativa. “Nos últimos três anos novos advogados e advogadas passaram a compor a classe, desejando renovação. Essa juventude é que dará o norte destas eleições, com maior poder de decisão”, avalia a advogada.

Ainda segundo ela, o que mais prejudica o exercício da advocacia no interior do estado “é a ausência de servidores, juízes, promotores e defensores públicos dispostos a residir nos municípios mais distantes da capital”.
“Este déficit no Judiciário por vezes atrasa o andamento de processos mais simples de resolução”, explica, acrescentando que a falta de câmaras e tribunais de segunda instância mais próximos dos grandes municípios também contribuem para a morosidade da justiça. Outro ponto importante, segundo Camandaroba, diz respeito às ações de atualização jurídica e entrosamento social entre os (as) advogados (as), pois a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) e a Escola Superior da Advocacia (ESA), por exemplo, têm acesso limitado para promover suas atividades em municípios distantes, como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Barra, São Desidério, Riachão das Neves e outros municípios distantes da capital baiana.

Em tom bastante crítico à atual gestão da OAB, Gamil faz questão de frisar que seu projeto não é de poder e que é contra o instituto da reeleição – responsável, segundo ele, por todas as mazelas, como a falta de transparência, continuísmo, uso da máquina, perseguição. “Quero contribuir para a renovação da OAB. Somos um grupo novo, jovem. Nunca ocupei nenhum cargo na OAB. E minha primeira medida, se eleito, será tornar pública a situação da instituição, com absoluta transparência. Além disso, pretendo unir novamente a categoria, que hoje reflete o clima hostil em que vivemos no País. Para isso, precisamos de uma gestão técnica voltada para a categoria”.

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (27/04), na Arena Fonte Nova....

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos Santos, conhecido como ‘Canela’, que...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia domina o Grêmio, garante três pontos e assume quarta colocação do Brasileirão

O Bahia dominou o Grêmio e garantiu o triunfo na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado...

CANELA CAIU! Líder do tráfico de Simões Filho entre os três mortos em confronto

Entre os três mortos em confronto com a Polícia Militar, na noite deste sábado (27/04), está Geovane Santiago dos...

Coren-BA promove qualificação sobre Cuidados de Feridas em Cachoeira

Nesta última sexta-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu uma grande qualificação na cidade de...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar o mundo no profissional. Na...