Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Empreendimentos de Energia Solar e produção de uva aquecem economia no interior baiano

Projetos que têm ajudado no crescimento econômico do Vale do São Francisco, no semiárido baiano, foram visitados por comitiva da Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, na quinta-feira (08). No município de Casa Nova, a Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, já é responsável pela produção nacional de 80% dos espumantes da marca. Já em Juazeiro, a usina solar da Atlas Renewable Energy emprega mais de 1,5 mil trabalhadores da região.

9b71ac18 6c59 47dd b862 f21bafb6eb8e

“Ambos os investimentos desempenham papel estratégico, tanto na geração de emprego, quanto no desenvolvimento territorial do nosso estado. A energia limpa produzida nas quatro usinas da Atlas pode beneficiar 250 mil familias da região. E a Miolo recebe 50 mil visitantes por ano, por meio do roteiro do Vapor do Vinho, aquecendo assim o Enoturismo local”, destacou a titular da pasta, Luiza Maia.

IMG 20181109 WA0067

O parque solar da Atlas Renewable Energy gera 156mwp de potência e possui 450 mil painéis fotovoltaicos. “Além de Juazeiro, a empresa tem usinas solares também em Bom Jesus da Lapa e vai implantar outra em Barreiras. Já investimos na Bahia cerca de R$ 1,1 milhão, com 3,5 mil empregos gerados em 2018”, disse o espanhol Luís Pita, diretor Geral da Atlas no Brasil.

b52ee1f3 f853 48d7 bfbd 513367ff4592

A tecnologia adequada e investimentos sérios, que valorizam as potencialidades do Rio São Francisco são o segredo do sucesso da vinícola da Miolo Wine Group Vitivinicultura, na opinião do gerente Regional, Adauto Quirino Jr. “Nada é parecido no Brasil, em termos de tecnologia de agricultura, com aquilo que temos aqui no Vale do São Francisco”, destacou.

Com 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, graças às aguas do Velho Chico, a Miolo realiza duas colheitas anuais, produzem 4 milhões de litros, por ano, sendo 2 milhões de litros para espumantes e vinhos e 2 milhões para destilar. A empresa gera 150 empregos diretos. “O grupo pretende ampliar ainda mais a produção e tem nosso apoio, pois contribuem com o desenvolvimento do nosso semiárido baiano”, reforçou a secretária Luiza Maia.

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para aproveitar o...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM e um dos suspeitos foi...

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...
Fundação Jose Silveira

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM...

Seis alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é essencial para a saúde de todos, especialmente para pessoas...

Ex-prefeito de Caculé passa mal durante evento político e não resiste

Faleceu neste domingo (28/04), aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé por dois mandatos, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos....