Linhas de ônibus: prefeitura de Salvador e governo negam redução

A Prefeitura de Salvador e o Governo estadual negaram nesta terça-feira (27/11) que vai haver redução de linhas de ônibus por conta do metrô. Em 2013, foi assinado um contrato onde foi acertado a retirada das linhas na capital baiana e também em Lauro de Freitas. O contrato estabelece que todo o sistema deveria ser integrado e sem concorrência. Para isso, todas as linhas de ônibus, que passam por mais de duas estações do metrô deveriam ser extintas. Contudo, o contrato não determinou quantas linhas seriam removidas.

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), há oito linhas, que concorrem com o metrô na região da Avenida Paralela e que transportam cerca de 86 mil passageiros por dia, que vem causando a polêmica. Os coletivos partem das Estações Pirajá e Mussurunga com destino a bairros como Barra, São Joaquim e Bonfim.

Reportagem do G1 indica que em setembro do ano passado, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para fazer o cálculo da tarifa de integração ônibus-metrô. Neste TAC, uma empresa também foi contratada para verificar o melhor cenário econômico para esse funcionamento. Mas, de acordo com o estudo, algumas estações do metrô vão precisar passar por uma remodelagem para acomodar o aumento dos passageiros.

Nesta terça, o prefeito ACM Neto (DEM) disse que todas as linhas que faziam concorrência com o metrô, 77 ao todo, foram extintas ou remanejadas até setembro do ano passado. O gestor soteropolitano garante que nenhuma das oito linhas apontadas pelo estudo vai ser extinta justamente porque, segundo ele, as estações de metrô não comportam este aumento de passageiros.

A extinção das linhas de ônibus teria sido um pedido do governo do estado. Em nota, a Secretaria da Comunicação assegurou que nenhuma linha vai ser extinta, nesta etapa da integração, e que o que está em andamento é a reestruturação das linhas da capital. A necessidade de remodelar as estações não foi comentada.

A promotora Rita Tourinho, do MP, contou que entende a necessidade da retirada das linhas, mas que isso não pode ser feito com prejuízos para os passageiros.

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