Feira de Agricultura Familiar “extrapolou expectativa de negócios”, destaca secretário; evento segue até domingo

“Mesmo nós do interior nos surpreendemos com a qualidade dos produtos. É uma grande novidade para quem é da capital e das cidades grandes. Além de ser novidade, bonito e gostoso, tem uma segurança alimentar, sem veneno, pouca química e com muito carinho e amor. Afinal de contas, o primeiro provador deles são as famílias que produzem”, afirmou em entrevista ao Informe Baiano o secretário de Agricultura Familiar, Jerônimo Rodrigues.

A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). O evento termina neste domingo, 02 de dezembro e é promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes),

“Nós já ultrapassamos dos R$30 milhões, extrapolou a nossa expectativa. Foram feitos diversos negócios. Estoques já acabaram de café, de cachaça, de mel. O formato nosso compreende para que a gente possa fazer isso também no interior”, disse Rodrigues.

Este ano, a feira traz como tema a Mulher Rural, que vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. São 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que comercializarão mais de dois mil produtos nos “Armazéns da Agricultura Familiar”.

Como nas edições anteriores, este ano foram lançados novos produtos, a exemplo do Iogurte de Café da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), Cerveja de Licuri, da Cooperativa Regional de Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) e Mix Sertão da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita), composto de frutas desidratadas, castanha de caju e tapioca.

Entre os produtos comercializados estão uma diversidade de 2 mil produtos, como doces, geleias, mel, pólen, dendê, cerveja artesanal, chope, cachaça artesanal, café, polpas de frutas, cortes de caprinos e ovinos, pescados, castanhas, temperos, frutas desidratadas, hortifrúti in natura, derivados da mandioca, do licuri, do milho, do umbu, do leite, do cacau, da cana, couro, artesanatos, entre outros.

Ainda para o segmento Comercialização, o evento traz uma “Praça Gastronômica” com culinária trabalhada pela agricultura familiar de 22 regiões da Bahia. No total, 32 mil famílias serão atendidas diretamente com as ações de comercialização efetivadas durante a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Fotos: André Frutuôso e André Fofano

Simm oferece 179 vagas para esta terça-feira (29)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 179 vagas de emprego e estágio em Salvador para terça-feira (29). Os...

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (28) o Projeto de Lei Complementar que cria o Programa Acredita Exportação. A medida...
Fundação Jose Silveira

Simm oferece 179 vagas para esta terça-feira (29)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 179 vagas de emprego e estágio em...

Simm oferece 179 vagas para esta terça-feira (29)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 179 vagas de emprego e estágio em...

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (28) o Projeto de Lei Complementar que cria o...

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto

A partir de agosto, os pacientes da rede pública poderão ser atendidos também por planos de saúde em todo...

Ministério da Saúde abre inscrições para o Agora Tem Especialistas

Profissionais interessados em participar do programa Agora Tem Especialistas podem se inscrever na plataforma da Universidade Aberta do Sistema...