Juramento e posses dos deputados marcam instalações da 19ª legislatura

Após prestar juramento à Constituição Federal e à do Estado da Bahia, os 63 deputados tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (dia 1º), na primeira sessão preparatória da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Presidida pelo deputado Sandro Régis (DEM), primeiro-secretário da Mesa Diretora da legislatura passada, a sessão começou pouco antes das 10 horas e teve a presença não só de todos os parlamentares da atual legislatura, como também de ex-deputados. Logo depois da posse, uma segunda sessão preparatória ocorreu para eleição da Mesa Diretora da Casa do Povo.

Antes, os parlamentares novos e os reeleitos conversavam com descontração no plenário. A bancada feminina, que passou de sete para dez deputadas, era uma das mais festejadas. De mãos dadas e levantadas, elas posaram para as imagens dos jornais, emissoras de televisão e sites que acompanharam a sessão. As parlamentares da bancada feminina ocupam hoje o correspondente a 16% das cadeiras na ALBA.

Para conduzir os trabalhos, Sandro Régis contou com a colaboração dos deputados Adolfo Menezes (PP) e Rosemberg Pinto (PT), que já foi escolhido como o líder da bancada governista. A liderança da bancada de oposição ficou com Targino Machado (DEM). O primeiro fez a leitura, em ordem alfabética, dos nomes de todos os deputados e suplentes diplomados com suas respectivas legendas partidárias. Já o segundo ficou com a responsabilidade de fazer a chamada nominal para que os deputados prestassem o juramento às constituições Federal e Estadual.

Entre os ex-deputados que prestigiaram a sessão, estavam Javier Alfaya, Yulo Oiticica, Aloísio Andrade, João Bonfim, Paulo Câmara, Moema Gramacho e Clóvis Ferraz, dentre outros. Como no plenário só foi permitida a presença dos deputados e ex-deputados, os correligionários, familiares, autoridades e apoiadores, de uma forma geral, assistiram à sessão nas salas das comissões, através da TV ALBA.

Com a instalação da 19ª legislatura e os deputados empossados, a Assembleia Legislativa passa a se reunir ordinariamente a partir da próxima terça-feira em sessões que começam às 14h45. Os líderes de partidos têm o prazo de três sessões para apresentar à Mesa Diretora os deputados que comporão as comissões temáticas da Casa, respeitando a proporcionalidade representativa de cada partido no parlamento estadual.