Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Home Saúde Estudos mostram aumento da ocorrência do câncer colorretal

Estudos mostram aumento da ocorrência do câncer colorretal

0

Um estudo da Sociedade Americana de Oncologia com mais de 490 mil indivíduos demonstrou uma ocorrência duas vezes maior de câncer colorretal (intestino) entre os pacientes de 20 a 29 anos, e também em pessoas entre 40 e 54 anos, nas quais o aumento foi de 0,5 a 1,3%, por ano, quando comparado ao início da década de 1980. No Brasil, dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelaram a mesma tendência dos indicadores americanos.

Os resultados foram tão relevantes que a Sociedade Americana de Oncologia desde o ano passado definiu que, a partir dos 45 anos, todos os indivíduos devem ser submetidos a exames para prevenção do câncer colorretal. No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, 27 de março, a oncologista Pâmela Almeida que integra o grupo de oncologistas especializados em tumores gastrointestinais da Clínica AMO, destaca a importância da realização da colonoscopia para a remoção preventiva dos adenomas pré-malignos.

“Contudo, pacientes que possuem histórico familiar devem conversar com seus médicos para a realização de uma colonoscopia dez anos antes, ou seja, se a mãe foi diagnosticada aos 52 anos, o filho deverá realizar sua primeira colonoscopia aos 42 anos e sempre que houver indicação médica por sintomas suspeitos (sangramento nas fezes, anemia, perda de peso diarréia ou constipação) independente da idade”, explica a especialista.

Da mesma forma, todo paciente com diagnóstico de câncer colorretal deve ser submetido a um teste de imunohistoquímica que avalia proteínas presentes no tumor e concluiu sobre a presença de mutações que podem configurar a Síndrome de Lynch – síndrome que promove uma predisposição hereditária a uma série de tipos de câncer, mas especialmente de cólon, do endométrio e do útero.

Pâmela Almeida também destaca a importância de se adotar hábitos saudáveis para prevenir o câncer. “Não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, fazer atividades físicas regularmente, adotar uma dieta saudável rica em vegetais, frutas, legumes e evitar o consumo diário de carne vermelha e alimentos processados, além de se manter com o peso ideal são hábitos que impactam na redução da ocorrência do câncer colorretal”, destacou a oncologista.

Ocorrência – Em todo o mundo, o câncer colorretal é o segundo mais comum diagnosticado em mulheres e o terceiro mais comum em homens, sendo responsável por mais de 5,4 mortes a cada 100 mil pessoas em 2018, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Nos Estados Unidos, a doença é a segunda principal causa de morte por câncer e é responsável por 8,3% dos óbitos por câncer em geral.

De acordo com dados do Inca, para o Brasil, estimam-se 17.380 casos novos de câncer de cólon e reto em homens e 18.980 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,90 para cada 100 mil mulheres. Este é o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.