Grupo Ambiental da Guarda já resgatou mais de 300 animais em 2019

Imagine passar pela rua e se deparar com uma cobra, uma onça ou mesmo um jacaré. A cena, que tem se tornado comum em Salvador, conta com o resgate de animais silvestres feito pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM). Criado para atuar nas ações de proteção do patrimônio ambiental do município, os agentes atuam também na proteção da fauna e flora através de ações preventivas, além de apoiar ações dos órgãos municipais competentes na fiscalização ambiental.

Apenas nos primeiros três meses de 2019, o Gepa já resgatou mais de 300 animais na cidade. Em 2018, foram mais de 1,2 mil animais. Para as solicitações de resgate de animais silvestres, o cidadão pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, através do telefone (71) 3202-5312.

Com 60 agentes, a unidade da GCM possui uma base fixa na área do Parque da Cidade, onde também são responsáveis pela segurança do local, 24 horas por dia. “Atuamos na fiscalização, resgate, salvamento e captura de animais silvestres, educação ambiental e combate à criação ilegal de animais silvestres, incluindo, claro, os serviços inerentes às atividades da Guarda Civil Municipal.”, detalhou o supervisor do Gepa, Robson Pires.

“Nossos agentes são capacitados para o manejo da fauna silvestre, estando habilitados para realizar os procedimentos necessários para o resgate de animais silvestres na cidade”, afirmou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.