Kilezuuummmm volta a ocupa Casa Charriot de 09 a 25 de maio

O espetáculo de dança Kilezuuummmm, com os bailarinos Edu O. e João Rafael Neto, volta a ocupar a Casa Charriot – no Comércio, de 09 a 25 de maio, todas quintas-feiras e sábados, às 16h. Com provocação e direção do coreógrafo e bailarino Thiago Cohen, a montagem é uma livre inspiração do conto “do amor de um pássaro por um lagarto”, do autor e ator Gero Camilo.

O conto é o ponto de partida para uma coreografia que traz reflexões a respeito do amor, dos desejos, respeito a diferença e as restrições impostas socialmente sobre as múltiplas possibilidades de afeto. “O espetáculo se alimenta de algumas das lindas imagens contidas no conto. O texto de Gero dá o tom do espetáculo e não literalmente é o norte para ele”, esclarece João Rafael Neto.

Kilezuuummmm transforma em dança o encontro entre as diferenças – o amor entre um pássaro e um lagarto, sobre o inusitado da coexistência entre naturezas distintas e do amor que nos transforma, nos transborda no outro, que nos afeta a tal ponto de nos fundirmos ou nos entendermos parte do outro, mesmo que haja todo um sistema que não aceita determinadas maneiras de existir.

Na história do Gero Camilo, a família de Kilezum, o lagarto, é contra esse amor e ‘lambe os lábios’ da intolerância e da violência, o que nos leva a refletir sobre o atual momento social brasileiro e mundial. Em suas diversas reflexões, o espetáculo suscita em que medida ou momento o homem ‘lambe os lábios’ ou quando é ‘melodias para curar o amor’.

Independente da intransigência familiar e social, Airerê – pássaro – estava disposto a dar suas penas a Kilezum, que estava disposto a transformá-las em asas e voar. Em trecho do conto, Gero Camilo descreve: “Ora planando, ora rodopiando no espaço, Airerê chamava Kilezum. (…) Eles riem num riso só. Airerê esculpe nuvens com as asas. Kilezum escreve poemas com o rabo”.

Kilezuuummmm é uma oportunidade de falar que todos tipos de amor são válidos e importantes para o mundo. “Principalmente em tempos de violências desmedidas. Nesse trabalho, convidamos o público para adentrar nossa toca, nosso ninho, curiar e serem cúmplices das sutilezas e de uma dança do afeto”, convida João Rafael Neto.

Acessibilidade

A Casa Charriot é o local em que o amor entre Kilezum e Airerê se presentifica. É através das texturas cenográficas de suas paredes que o espetáculo ganhou vida. A Charriot recebeu o projeto desde o processo criativo do espetáculo e esteve aberto a realizar modificações arquitetônicas necessárias para acolher um artista com deficiência e, consequentemente, o público.

“O projeto ganhou uma dimensão para além da criação artística e coreográfica. Ganha na dimensão social e política. Essa intervenção vai na contramão do discurso de que os espaços históricos não podem ser adaptados”, pontua Edu O., que também é professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

A respeito da acessibilidade, para ter acesso a Casa Charriot o público poderá chegar por duas entradas: rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio, sobe de elevador; e o Beco do Frazão, Pelourinho – rampas na entrada -, casa de número 2, onde fica localizada o prédio da empresa Superzon Purificadores.

Durante as apresentações terão dois profissionais audiodescritores – Ira Vilaronga e Juniro Almeida, que auxiliaram também nas descrições das postagens em redes sociais.

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) validaram a prova de...

ADEUS, SEU NELSON! Morre ex-chefe da segurança da ALBA

Faleceu nesta segunda-feira (18/08) o servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Xavier Gonzaga, aos 78 anos. Em nota de pesar, a...
Fundação Jose Silveira

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Prova de Vida já foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

O governo federal calcula que, em 2025, mais de 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social...

ADEUS, SEU NELSON! Morre ex-chefe da segurança da ALBA

Faleceu nesta segunda-feira (18/08) o servidor aposentado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Xavier Gonzaga, aos 78...

Fuvest abre inscrições para o vestibular

As inscrições para a prova da Fuvest, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), começaram nesta...

CORAÇÃO ARRANCADO: Jovem é morto com sinais de mutilação em Eunápolis; crime é atribuído a tribunal do crime

Um crime bárbaro chocou moradores de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, no domingo (17). No bairro Arnaldão, o jovem...