Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Moema cobra celeridade da Caixa na entrega do Residencial Santo Amaro de Ipitanga MCMV

Reunida com os moradores das áreas de influência da obra de Macrodrenagem do Rio Ipitanga e famílias que recebem bolsa aluguel ou foram afetadas pelas chuvas do último final de semana, a prefeita Moema Gramacho solicitou à Caixa que cobrasse do Ministério do Desenvolvimento Regional celeridade na entrega dos 890 apartamentos do Residencial Santo Amaro de Ipitanga, do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Capiarara.

Para esse projeto já estão cadastradas mais de 500 famílias, muitas delas também tiveram suas casas alagadas. Ao lado, mais um empreendimento, com 500 unidades, está em fase final de construção.
FA151DAF 5A55 4AC7 A467 9A5F981411BE
Outro pleito da prefeita junto a Caixa foi a possibilidade de priorizar as unidades restantes dos 890 mais as 500 para os atuais beneficiários do bolsa aluguel e vítimas da última enchente.
A reunião com os munícipes foi dividida em dois momentos. Na primeira etapa, junto com representantes da Caixa, Conder, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Saúde (SESA), Infraestrutura (SEINFRA) e Serviços Públicos (SESP), a gestora abriu para que a CEF explicasse o motivo do atraso na entrega das unidades do MCMV destinadas a esses moradores.

De acordo com o representante da CEF, “tudo o que a Caixa podia fazer já fez” e agora depende do Ministério, que deve estar respondendo em breve. Ficou ainda de levar o pleito da prefeita, aprovado por todos os presentes no plenário, para análise do Ministério.

Os representantes da Conder explicaram, com apoio de mapas projetados no telão, como vai funcionar a macrodrenagem depois do projeto concluído, e mostraram que a obra, iniciada em abril de 2018, tem várias etapas desde a escavação, desassoreamento, tratamento dos canais e urbanização, com a construção das praças esportivas que servirão também de reservatórios pra captação das águas das chuvas.

A Conder também orientou os moradores da área da obra que caso ainda não tenham sido procurados pela Conder devem ir à Seinfra regularizar a situação “para ninguém ficar desassistido no momento da desapropriação”.
“Minha briga agora é buscar sensibilizar o Governo Federal para garantir que ele libere os apartamentos dos que já estão cadastrados e o resto dos apartamentos pra gente incluir prioritariamente quem teve a casa alagada”, explicou Moema.

Na segunda etapa da reunião, representantes da Semdesc e o secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro, orientaram as famílias atingidas pela chuva sobre o procedimento para receber os auxílios e como devem proceder em relação aos cuidados com a saúde (no caso de quem teve contato com a água). Além de cestas básicas, kit higiene e medicamentos, a Prefeitura está disponibilizando bolsa aluguel e auxílio pecúnia de acordo com a necessidade das famílias.
A reunião, no Centro Educacional Municipal Fênix, contou com a participação de moradores da Lagoa da Base, Lagoa dos Patos, Jardim Tropical, Boca da Mata, Sempre Verde, Caji e Caixa D´Água, Chafariz, beneficiários de bolsa aluguel e pessoas que já estão cadastradas aguardando a entrega do Residencial Santo Amaro de Ipitanga.

Beneficiário do bolsa aluguel, Eliomar dos Santos está ansioso. “Não vejo a hora de ter minha casa própria e saber que minha família está num lar seguro. Essa atitude da prefeita em vir aqui nos explicar e mostrar que está correndo atrás é boa, porque mostra que ela tá preocupada com a gente”.

MCMV e Macrodrenagem
Para diminuir as enchentes na área central da cidade, a macrodrenagem consiste na construção de seis reservatórios de amortecimento ao longo do rio e seus afluentes, desassoreamento e alargamento da calha em cinco quilômetros do rio para aumento da vazão e conseqüentemente acelerar o escoamento das águas pluviais.

O conjunto do MCMV, construído no Capiarara para abrigar as pessoas que terão seus imóveis desapropriados na área da obra, conta com oito prédios com acessibilidade nos apartamentos térreos, 445 vagas para estacionamento, três centros comunitários, cinco quiosques, três quadras poliesportivas, três parques infantis, duas academias de saúde, estação de tratamento de esgoto e três reservatórios de água elevados.

Prefeitura Porto Seguro
Prefeitura Municipal de Savaldor

SUL DA BAHIA: Psicóloga denuncia importunação sexual em ônibus de viagem; Suspeito é adolescente de 17 anos

Uma psicóloga denuncia que foi vítima de importunação sexual durante uma viagem de ônibus no sul da Bahia. A...