Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Grupamento de Operações com Cães da Guarda conta com 5 animais treinados

Fisicamente preparada e fardada, Diesel desce da viatura plotada e adentra no carro suspeito. Depois de revistar todo veículo, encontra o entorpecente debaixo do tapete do banco do motorista. O resultado exitoso da operação se deu graças ao faro e disciplina da cadela da raça pastor alemão, de 11 meses, pertencente ao Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM).

A situação descrita acima é resultado de um treinamento. No entanto, Diesel e os outros quatro cães da corporação têm atuações importantes em atividades diárias da GCM. O time formado por Diesel, Glock (um Doberman), Funny e Sam (duas fêmeas da raça labrador) e Atena (pastora belga) tem feito a diferença no trabalho realizado pelo grupamento.

Além da detecção de entorpecentes em casas de acolhimento que abrigam pessoas em situação de rua, onde são realizadas varreduras em buscas de substâncias psicoativas, os cães dão suporte em ações de guarda e proteção, e participam ainda de visitas à hospitais, creches e asilos com o objetivo de levar uma terapia assistida na reabilitação ou desenvolvimento cognitivo, emocional e físico do paciente.

Parceria – O GOC é formado por 15 guardas que são treinados e preparados para atuarem com os animais. Enquanto doma a caçula Diesel para que ela sente e permaneça quieta, a comandante do GOC, Carolina Santana, explica a importância da participação dos animais no trabalho da Guarda.

“Já passamos por algumas situações em que o sucesso da operação só foi possível porque tínhamos o suporte dos cães. Outro dia, na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, dois suspeitos de assalto correram muito e só pegamos porque os cães os jogaram no chão, viabilizando assim que déssemos a voz na prisão”, conta comandante.

Ela explica ainda que efetivamente o GOC realiza patrulhamento preventivo com o apoio dos cães nas atividades de guarda e proteção. “Os cães são utilizados como ferramenta de baixa letalidade, já que o animal treinado imobiliza o indivíduo, preservando a vida e evitando o uso da arma”, salienta.

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima, destaca as ações realizadas com os cães nas casas de acolhimento, coordenadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). “Nesses locais são acolhidas pessoas em situação de rua e que muitas vezes têm relação com entorpecentes. Quando a Sempre solicita que façamos uma vistoria para verificar se existe droga nas instalações, os cães sempre fazem um trabalho diferenciado”, pontua.

Cuidados – No canil, que fica na sede da GCM, na Avenida San Martin, os cinco cachorros têm uma rotina cheia de atividades. Diariamente, recebem ensinamentos repassados pelos guardas do GOC. O adestramento é em alemão e eles são bem obedientes e disciplinados. A saúde e alimentação também são tratadas com todo cuidado. Com refeições a base de rações especiais, os cães passam por consultas e exames veterinários uma vez por mês. Na segundas, quartas e sextas-feiras, o destino é o Canil Força e Ação, na Estrada Velha do Aeroporto, onde são treinados e preparados para melhor desempenho nas operações.

Equipe treinada – A equipe do GOC passa por capacitação frequente. Um dos cursos de destaque foi o de Mantrailing (busca de pessoas com odor específico, com o auxílio de cães de faro), ministrados pelos renomados instrutores Ana Beatriz Albernaz e Ricardo Cardoso, no final de 2018. As ações de capacitação e treinamento geralmente ocorrem em parceria com a Polícia Militar da Bahia, contando com a participação de várias forças de segurança pública que atuam nessa atividade, dentre elas agentes do Canil do Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil (COE), e Centro de Operações com Cães do Batalhão de Choque, da Polícia Militar.

Parceria entre Parque Social e Secis impulsiona empreendedorismo e inovação na capital

O programa InPacto, resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Parque Social, tem se destacado como catalisador...

Guarda Municipal é suspeito de agredir menino de 13 anos durante Micareta de Feira

A Polícia Civil da Bahia investiga uma denúncia de agressão a um adolescente de 13 anos por um guarda civil municipal na última quinta-feira...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Parceria entre Parque Social e Secis impulsiona empreendedorismo e inovação na capital

O programa InPacto, resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Parque Social,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Parceria entre Parque Social e Secis impulsiona empreendedorismo e inovação na capital

O programa InPacto, resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Parque Social,...

Guarda Municipal é suspeito de agredir menino de 13 anos durante Micareta de Feira

A Polícia Civil da Bahia investiga uma denúncia de agressão a um adolescente de 13 anos por um guarda...

“Tenho muita gratidão”: Claudia Raia deixa Globo após 40 anos

Após 40 anos de contribuição à Rede Globo, a atriz Claudia Raia anunciou sua saída da emissora. O contrato,...

NA AULA: Polícia procura professor de teatro suspeito de abuso sexual em Itapetinga

Um professor de teatro que trabalhava na prefeitura de Itapetinga, no sudoeste do estado, é procurado pela polícia baiana...