Rede de pesquisadores vai monitorar segurança pública em cinco estados

A situação da segurança pública do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Bahia será monitorada, a partir de 1 de junho, pela Rede de Observatórios da Segurança. Pesquisadores de cinco estados brasileiros farão o monitoramento de dados oficiais divulgados pelos órgãos de segurança pública de cada estado e de 16 indicadores elaborados pelos pesquisadores dos núcleos de pesquisa atuantes em cada uma das regiões.

O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Cândido Mendes, vai coordenar o trabalho, que terá como parceiros a Iniciativa Negra, da Bahia; o Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC); o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares de Pernambuco e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

Coordenadora da rede, a pesquisadora Silvia Ramos, do Cesec, disse que a proposta com a produção de indicadores é ir além dos dados e entender os processos que os produzem.

“Vamos monitorar violência, segurança pública e criminalidade diariamente, e focalizando em temas novos, como crianças e adolescentes, população LGBT, violência contra a mulher, linchamentos, chacinas. Que fenômenos são esses? Por que estão acontecendo?”, exemplifica ela. “Queremos analisar não só os números, mas também entender dinâmicas. E o observatório é uma forma de fazer isso apoiado em redes locais”, explicou.

Indicadores

Os 16 indicadores que serão produzidos na rede vão avaliar a situação dos cinco estados em relação a feminicídio e violência contra mulher; racismo e injúria racial; violência contra a população LGBTQ+; intolerância religiosa; violência contra crianças e adolescentes; linchamentos; violência armada; ações e ataques de grupos criminais; manifestação, greve e protesto; violências, abusos e excessos por parte de agentes do Estado; policiamento; violência contra agentes do Estado; corrupção policial; chacinas; sistema penitenciário e sistema socioeducativo.

Para ir além dos dados oficiais disponibilizados, os pesquisadores pretendem recorrer a organizações da sociedade civil e à imprensa, além da Lei de Acesso à Informação.

Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LAV/UFC), César Barreira disse que pesquisadores da área de segurança pública sofrem com a falta de disponibilidade de dados. Segundo ele, boletins de ocorrência são documentos que poderiam fornecer uma série de informações importantes para pesquisas.

“Essa rede vai fortalecer [ações na érea de segurança] no sentido de termos mais dados para as análises de políticas públicas, e também para a gente poder ter uma metodologia mais comum no Brasil”, acrescentou.

A formação da rede contou com o apoio das fundações Ford e Open Society, além de organizações da sociedade civil e militantes de periferias.

Coordenador da Iniciativa Negra, Dudu Ribeiro acredita que a contribuição de parcelas vulnerabilizadas da sociedade vai possibilitar uma abordagem mais completa sobre os temas. “Não é só fazer o recolhimento e tratamento dos dados, mas conseguir trazer outras contribuições, possibilidades e visões, que muitas vezes faltam à academia. Não apenas porque faltava à academia essa percepção, mas porque faltava a gente na academia”.

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula 6, em Salvador, no último...

Assistência Técnica de celulares é alvo de ação da Polícia Civil em Feira de Santana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, elucidou uma série de furtos ocorridos...
Fundação Jose Silveira

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula...
Prefeitura Vitoria da Conquista

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula...

Assistência Técnica de celulares é alvo de ação da Polícia Civil em Feira de Santana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, elucidou...

ENQUANTO COZINHAVA: Funcionária fica ferida após explosão de panela de pressão em escola de Eunápolis

Uma cozinheira de 56 anos ficou ferida após a explosão de uma panela de pressão na manhã desta quinta-feira...

GOLPE DA CIRURGIA! Dupla é presa por enganar idosos e causar prejuízo de R$45 mil na Bahia

Uma mulher de 46 anos e um homem de 27 foram presos na manhã desta quinta-feira (07/08) durante a...