Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Sete motivos para se fazer intercâmbio depois dos 40

Quando se fala em intercâmbio, logo vem em mente grupos de adolescentes viajando para o exterior, seja para fazer um high school ou outros programas. Porém, as ofertas de intercâmbios com destinos, objetivos e durações diferentes têm atraído a atenção de um novo público: adultos e idosos.

São pessoas que alcançaram a estabilidade financeira e muitos de seus objetivos pessoais e profissionais já estão encaminhados. Segundo Manuela Belém, personal travel da Flyworld Viagens Sagrada Família, esse é o momento que adultos e idosos resgatam seus antigos sonhos e se arriscam em aventuras de aprendizado pelo mundo.

“Esses viajantes irão aprender ou aprimorar outro idioma, fazer um curso de gastronomia ou vinhos. Existem aqueles que desejam aproveitar o convívio do grupo para estudar, fazer passeios, conhecer a cultura do loca, enfim, são inúmeras as possibilidades”, explica Manuela.

De acordo com a personal travel, adultos e idosos gostam de viajar, mas não desejam fazer isso sozinhos. O intercâmbio se tornou uma alternativa para que os passageiros viajem acompanhados de outras pessoas com idades e interesses semelhantes.

Para aqueles que se animaram com a ideia, Manuela selecionou sete bons motivos para fazer um intercâmbio após os 40 anos:

1 – Recursos próprios – Com a idade, vem a consolidação profissional e a independência financeira. Você pode bancar a sua viagem, realizar as próprias vontades e ainda se presentear com alguns luxos.

2 – Maturidade – Ah, como é bom poder ver o mundo com outros olhos! A experiência de vida acumulada é um dos pontos positivos de viver um intercâmbio nessa faixa etária. Sempre há mais para conhecer e fazer!

3 – Desafios – Isso não quer dizer que você não irá passar por inúmeros desafios e questionamentos. A adaptação em outra cultura e em um novo ambiente poderá parecer mais difícil, além do aprendizado e da socialização. Por esses motivos, um intercâmbio é a chance de se permitir evoluir!

4 – Diversidade – Esqueça a ideia de que existe um certo perfil de intercambista. Assim como adolescentes e até mesmo famílias inteiras procuram o exterior para estudar ou trabalhar, adultos e idosos também vêm fazendo o mesmo. Esse é um dos fatores mais interessantes do intercâmbio: a diversidade. Você vai se deparar com pessoas de todas as idades, raças, religiões e de diversas partes do globo.

A troca de conhecimento de pessoas de diferentes idades também faz parte da essência desse tipo de viagem.

5 – Retorno – Com a idade, também aprendemos a valorizar ainda mais o retorno financeiro de um investimento como o intercâmbio. Isso significa que, possivelmente, você aproveitará muito mais as aulas, atividades extras e passeios em turma.

Felizmente, um intercâmbio não é só uma volta aos tempos de escola. O aprendizado fora de sala de aula também é muito importante. Não deixe de aproveitar as folgas e fins de semana para conhecer as atrações e mergulhar na cultura do destino.

6 – Currículo – Ter uma experiência de estudos no exterior é de grande efeito no currículo. Fazer um intercâmbio em qualquer idade abre portas para futuros projetos profissionais que valorizam a vivência lá fora e o domínio de outro idioma.

7 – Possibilidades – Se o idioma não é a sua prioridade, você ainda pode optar por desenvolver habilidades em áreas que são do seu interesse. Que tal exercer a paixão por hobbies como a gastronomia, cinema, moda, artes ou esportes? Ou tentar a chance no mercado de trabalho no exterior?

É isso! Agora é só traçar os seus objetivos, planejar a viagem e partir para um mundo de descobertas!

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...