Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Escola Municipal realiza “aulão” de revisão para a Prova Brasil

Alunos da Escola Municipal Lélis Piedade, em Cosme de Farias, participaram hoje (1º) do Aulão de Revisão para a Prova Brasil. A iniciativa é promovida pela escola, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A ação mobilizou todo o corpo docente da unidade, com o objetivo incentivar a participação dos estudantes na avaliação. A dinâmica aconteceu das 8h às 17h e contou com exercícios pedagógicos, aulas de dança, alongamento, lanche e almoço, além da apresentação de filmes de curta duração, durante os intervalos.

Sonhando em se tornar professor de Língua Portuguesa, Marcos Antônio, 11 anos, diz estar ansioso e pronto para aplicar na prova todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “Eu acho que vou me sair bem na avaliação. Estamos nos preparando há muito tempo e isso me passa confiança. A ideia do “aulão” foi bem legal, porque tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e aprender mais, além de descontrair o dia nos intervalos com aulas de dança e alongamento”, afirma.

“O nosso objetivo foi motivar os alunos, além de passar segurança para que possam realizar a prova. É importante que eles se sintam confiantes. A nossa preparação começou no inicio ano e, desde então, estamos trabalhando todos os assuntos e temas que eles tenham dificuldades, além de esclarecer dúvidas. O ‘aulão’ é uma atividade dinâmica para reforçar”, afirma Rejane Sacramento, diretora da Escola Municipal Lélis Piedade.

“É importante está debatendo e discutindo os assuntos com eles, para que na hora da prova, saibam identificar e interpretar as questões. Ao longo do ano, várias atividades são realizadas para prepará-los, como por exemplo, ciclos de leitura, onde os alunos levam livros para casa e retornam para debater o conteúdo em sala, visando a ampliação do vocabulário e buscando se tornar leitores eficientes”, afirma Maria das Graças Pereira, professora da Escola Municipal Lélis Piedade.

“A Prova Brasil é muito importante para a Rede Municipal, pois com os dados extraídos dessa avaliação temos um diagnóstico da nossa rede, identificando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, aperfeiçoando assim a qualidade da educação municipal. A divulgação desses dados e índices também possibilita que a sociedade acompanhe a qualidade do ensino da educação pública, bem como as políticas públicas implementadas pelo município”, frisa o secretário municipal de Educação, Bruno Barral.

Avaliação – Prevista para acontecer entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, a Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica em larga escala desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Alunos do 5° e do 9º ano do Ensino Fundamental responderão a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura; e Matemática, com foco na resolução de problemas.

O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Os resultados das avaliações, que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2019.

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A situação aconteceu na...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande I, em Salvador. A identidade...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...
Fundação Jose Silveira

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande...

Ministério da Saúde destina R$ 97 milhões para ampliar UTIs pediátricas

O Ministério da Saúde já publicou a portaria que estabelece incentivo financeiro para auxiliar estados e municípios que declararem emergência...

Apostador de Campinas leva prêmio de R$ 5,5 milhões da Mega-Sena

Um apostador de Campinas (SP) acertou sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (25),...